13/01/2022 às 08:25

Nos Caminhos de Ogun terá 2º ciclo neste fim de semana

Evento vai promover conscientização de jovens de religiões de matriz africana sobre relações de gênero no mercado de trabalho

Por Agência Brasília* I Edição: Débora Cronemberger

[Olho texto=”“Este projeto é de muita importância para os nossos jovens, pois promove o livre exercício de crença de cada um e incentiva o respeito às religiões de matriz africana, além de debater assuntos importantes no que tange ao protagonismo da juventude no mercado de trabalho”” assinatura=”Marcela Passamani, secretária de Justiça e Cidadania” esquerda_direita_centro=”direita”]

O segundo ciclo de debates sobre renda e questões de gênero e raça do projeto Nos Caminhos de Ogun, realizado pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus) em parceria com a Associação Ilê Xaxará de Prata, será neste sábado (15) e domingo (16). O projeto tem como foco os jovens da cidade de Planaltina, de 17 a 34 anos, das comunidades e unidades tradicionais.

O debate tem como pano de fundo a conscientização contra a intolerância religiosa e a disseminação de informações sobre a valorização das entidades de matriz africana na capital.

“Este projeto é de muita importância para os nossos jovens, pois promove o livre exercício de crença de cada um e incentiva o respeito às religiões de matriz africana, além de debater assuntos importantes no que tange ao protagonismo da juventude no mercado de trabalho”, afirma a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani.

Segundo o subsecretário de Políticas de Direitos Humanos e de Igualdade Racial da Sejus, Juvenal Araújo, essa é uma importante oportunidade para os jovens mostrarem todo o potencial político e de justiça social que os terreiros possuem.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

“Os terreiros sempre foram espaços de formação nas áreas de saúde, capacitação, acolhimento, para além de sua função religiosa. Valorizar a força dessas casas é um compromisso coletivo para construirmos perspectivas de paz para o povo de axé, para a população negra e para todos em geral.  É por esses jovens que estamos lutando por um futuro próspero, sem intolerância religiosa”, explica.

O evento será realizado de forma presencial e virtual, com transmissão pelo Instagram @xaxaradeprata. O terceiro ciclo do projeto Nos Caminhos de Ogun – Juventude, Trabalho/Emprego e Renda está previsto para 12 e 13 de fevereiro, no mesmo endereço.

Contexto histórico

Ogun é considerado o pai da ciência e invocado para proteger as casas e abrir os caminhos para o trabalho, para a vida digna e para a manutenção da comunidade. É conhecido como o senhor do ferro, das forjas, da metalurgia, da agricultura e da tecnologia.

Ciclo 2 – Nos Caminhos de Ogun: Juventude, Trabalho/Emprego e Renda

  • Sábado (15), das 9h30 às 17h
  • Domingo (16),  9h30 às 18h
  • Local: Rodovia DF 130, Km 05,  Núcleo Rural Sítio Agrovale e Chácara 04, Planaltina, DF
  • Transmissão pelo Instagram @xaxaradeprata

Acesse aqui a programação.

*Com informações da Secretaria de Justiça e Cidadania