14/01/2022 às 18:44, atualizado em 14/01/2022 às 18:54

Divulgados os vencedores do concurso “Te vejo em Beijing 2022″

Mais de 750 desenhos e pinturas foram inscritos, envolvendo 22 escolas, com o objetivo de fortalecer laços entre jovens brasileiros e chineses

Por Agência Brasília* | Edição: Renata Lu

A cerimônia de encerramento do Concurso Cultural de Desenhos e Pinturas “Te vejo em Beijing 2022”, realizado pela Embaixada da China no Brasil com apoio do Escritório de Assuntos Internacionais do Governo do Distrito Federal (EAI/GDF) e da Secretaria de Educação (SEDF), foi transmitida ao vivo, nesta sexta-feira (14), pelo canal da Embaixada no YouTube. O evento apresentou os 60 desenhos selecionados entre os 758 trabalhos inscritos e revelou os cinco mais votados no perfil do Instagram da Embaixada (@embaixadadachina).

O concurso, que contou com a participação de 22 escolas, teve o objetivo de promover os Jogos Olímpicos de Inverno 2022, em Beijing, na China. Além disso, o intuito foi desejar sorte a todos os atletas que participarão da competição nos períodos de 4 a 20 de fevereiro e 4 a 13 de março deste ano.

[Olho texto=”No Distrito Federal, a Escola Classe 15 de Ceilândia recebeu menção honrosa por ter o maior número de inscritos no concurso” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

O vice-governador do DF, Paco Britto, celebrou mais uma iniciativa de amizade e união entre a Embaixada da China e o GDF. “O setor criativo possui um enorme potencial de mobilização junto à população, sendo formador de consciência em diferentes áreas e temáticas. Mais do que entretenimento, os trabalhos submetidos são fruto de estudos e pesquisas sobre o Brasil e a China. Saliento ainda a frutífera parceria que mantemos com a Embaixada da China no DF”, ressalta o vice-governador.

O Embaixador da China no Brasil, Yang Wanming, também comemorou o sucesso do concurso. “É uma alegria estar neste encontro virtual com todos vocês. Agradeço ao Governo do Distrito Federal por organizar essa campanha junto à nossa embaixada e felicito os autores premiados e a todos os participantes. Suas obras levam os melhores votos aos atletas, demonstram o espírito olímpico e fortalecem os laços entre chineses e brasileiros”, afirma.

O Embaixador da China no Brasil, Yang Wanming, felicitou os autores premiados e todos os participantes| Reprodução/EAI

[Olho texto=”“O concurso oportunizou que nossas crianças fizessem pesquisas sobre a China e sua cultura. Foi um momento riquíssimo de aprendizagem. Tivemos dois entre os 60 desenhos selecionados e isso foi muito gratificante”” assinatura=”Mariângela Oliveira, diretora da Escola Classe 15 de Ceilândia” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Alcance

Durante o período de exibição das 60 obras no Instagram @embaixadachina, o perfil alcançou mais de 26.200 contas, teve mais de 265.100 impressões e 27.220 interações com os posts. As vencedoras foram Kelly Ventura, de 32 anos; Natalya Reis e Victória Abreu, de 19 e 24 anos, do Instituto Confúcio da Unesp; Bianca Rocha de Magalhães, 19 anos, da Unijorge; Geovana Lemos da Silva, 18 anos, da UEG; e Emily Mayumi Okuno do Amaral, 16 anos, da Escola Estadual José Pires Alvim.

No Distrito Federal, a Escola Classe 15 de Ceilândia recebeu menção honrosa por ter o maior número de inscritos no concurso. Para a diretora Mariângela Oliveira, “o concurso oportunizou que nossas crianças fizessem pesquisas sobre a China e sua cultura, sobre os Jogos de Inverno. Foi um momento riquíssimo de aprendizagem. Tivemos dois entre os 60 desenhos selecionados e isso foi muito gratificante”, celebrou.

As autoras dos cinco desenhos mais curtidos ganharão um kit comemorativo dos Jogos Olímpicos de Inverno. Os demais participantes também receberão um brinde.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Atletas

Quase ao final da cerimônia, dois atletas brasileiros que participarão dos Jogos em Beijing enviaram um recado aos concorrentes do concurso. “Fiquei impressionada com os desenhos e a idade dos autores. Todos são vencedores!”, enfatizou a atleta de monobob Marina Tuono. “Parabéns a todos que participaram! O Brasil está indo forte e focado, torçam por nós, tenho certeza que vai ser um grande espetáculo”, afirmou o atleta de bobsled Jefferson Sabino.

*Com informações do Escritório de Assuntos Internacionais