21/01/2022 às 23:00, atualizado em 21/01/2022 às 23:08

DF começa a vacinar crianças de 6 e 7 anos contra a covid-19

Público receberá a primeira dose da vacina CoronaVac; vacinação também abrange crianças a partir dos 8 anos, adolescentes e adultos

Por Agência Brasília* | Edição: Renata Lu

Neste sábado (22), o Distrito Federal começa a vacinar crianças de 6 e 7 anos contra a covid-19. Elas receberão a primeira dose da vacina CoronaVac, cuja aplicação para o público infantil foi autorizada pela Anvisa e incluída no Programa Nacional de Imunização pelo Ministério da Saúde na noite desta sexta-feira (21). A vacinação ocorrerá até às 17h em pontos específicos.

[Olho texto=”De acordo com levantamento da Codeplan, o Distrito Federal tem pouco mais de 230 mil crianças a partir de 6 anos” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

Para quem tem entre 5 e 11 anos com comorbidades ou deficiência haverá pontos específicos com a vacina Pfizer-BioNTech pediátrica. Aqueles entre 8 e 11 anos e que não têm comorbidades ou deficiência também poderão receber a vacina Pfizer-BioNTech pediátrica.

Adolescentes e adultos também serão vacinados. Quem tem de 6 a 17 anos poderá receber a CoronaVac. Já aqueles que têm mais de 18 anos e ainda não receberam a primeira dose, poderão escolher qual imunizante tomar.

Os pontos de vacinação adulto que ofertam a CoronaVac também vacinarão crianças. Isso porque não há diferenciação na fórmula ou quantidade de aplicação da CoronaVac em crianças ou adultos. No entanto, haverá fila separada para vacinar o público infantil com a CoronaVac, uma vez que os adultos também serão imunizados com doses de AstraZeneca e Pfizer.

De acordo com levantamento da Codeplan, o Distrito Federal tem pouco mais de 230 mil crianças a partir de 6 anos. A Secretaria de Saúde possui mais de 500 mil doses de CoronaVac na Rede de Frio Central.

Doses remanescentes

Para a vacinação deste sábado, a Secretaria de Saúde tem disponível 2.688 doses do imunizante pediátrico da Pfizer que serão aplicadas em três unidades exclusivas. Como a expectativa é que essas doses se esgotem no mesmo dia, quando as vacinas estiverem acabando quem estiver na fila aguardando atendimento será avisado com antecedência.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

As UBSs selecionadas para essa vacinação foram as mais procuradas desde o começo da imunização do público infantil, no último domingo (16). Até o momento, o Distrito Federal recebeu 32,6 mil doses da Pfizer para aplicação em crianças. A expectativa é receber mais um carregamento na quinta-feira (27).

*Com informações da Secretaria de Saúde