21/01/2022 às 18:19, atualizado em 21/01/2022 às 18:35

Projeto oferece atividades gratuitas para pessoas com deficiência

Iniciativa apoiada pelo GDF, a UNA Experience promove circuito de aulas inclusivas em quatro regiões: Ceilândia, Samambaia, Plano Piloto e Guará

Por Adriana Izel, da Agência Brasília | Edição: Renata Lu

No ano passado, enquanto passeava com o pai, o cadeirante Richardson dos Santos Silva, 40 anos, se deparou com a Unidade Nacional de Acessibilidade (UNA) montada no Parque Ecológico do Lago Norte. Essa foi a primeira iniciativa do projeto, apoiado pelo Governo do Distrito Federal, que oferece atividades esportivas, de lazer e psicossociais inclusivas. As aulas são gratuitas para pessoas com deficiência. Os demais podem se inscrever mediante a doação de 1kg de alimento não perecível.

Neste ano, a unidade fixa se transformou em itinerante, com passagem em quatro regiões administrativas | Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

“Conheci de uma forma bem inusitada. Minhas atividades no [hospital] Sarah tinham acabado e eu estava sem o que fazer. Fui dar uma volta na orla do Lago Norte e vi uma mulher, também cadeirante, trabalhando em uns containers”, conta. Ao se deparar com a situação, Richardson se dirigiu até lá. “Ela me explicou que era um projeto para pessoas com deficiência e que tinham atividades como remo, arco e flecha e pingue-pongue. Na oportunidade, eu fiz de tudo um pouco”, lembra.

Neste ano, a unidade fixa se transformou em itinerante, com passagem em quatro regiões administrativas. “Resolvemos fazer a versão itinerante para dar acesso a mais pessoas que não podiam ir à UNA, no Parque do Lago Norte”, explica a presidente da UNA, Andréa Pontes.

[Olho texto=”“A nossa ideia é tornar o diferente legal e fazer todas as pessoas interagirem juntas. É um projeto satisfatório demais para as famílias”” assinatura=”Andréa Pontes, presidente da UNA” esquerda_direita_centro=”direita”]

A primeira edição do evento, que ganhou o nome de UNA Experience, será em Ceilândia nos dias 22, 23, 29 e 30 de janeiro, e 5 e 6 de fevereiro. Depois, o projeto segue para Samambaia (12, 13, 19, 20, 26 e 27 de fevereiro), Plano Piloto (5, 6, 12, 13, 19, 20, 26 e 27 de março, e 9, 10, 16 e 17 de abril) e Guará (30 de abril e 1º, 7, 8, 14 e 15 de maio). As inscrições estão abertas e podem ser feitas no site https://unaparque.com.br/.

Para o secretário da Pessoa com Deficiência, Flávio Pereira dos Santos, é importante a execução e efetivação desse tipo de projeto no DF. “Essas ações criam um valor diferenciado para o projeto, que não apenas visa atender às pessoas com deficiência, mas também estabelece, dentro desse atendimento, um processo de integração social muito bem desenvolvido”, defende.

A nova versão terá atividades que fizeram sucesso na UNAPARQUE e algumas novidades. Serão realizadas aulas de horta comunitária acessível, ioga e meditação, tiro com arco, canoagem e stand up paddle, dança e teqball (futmesa), além de atividades de apoio social com atendimentos de psicólogos e assistentes sociais.

“Fizemos a escolha com base no projeto passado. Vimos as atividades que foram mais demandadas e que todo mundo consegue participar ou é mais fácil de adaptar”, completa Andréa. Para a presidente da UNA, o maior legado do projeto é exatamente a acessibilidade: “A nossa ideia é tornar o diferente legal e fazer todas as pessoas interagirem juntas. É um projeto satisfatório demais para as famílias”.

“Resolvemos fazer a versão itinerante para dar acesso a mais pessoas que não podiam ir à UNA, no Parque do Lago Norte”, explica Andréa, presidente da UNA| Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

Participação

Remanescente da primeira iniciativa, Richardson, que é morador de Planaltina, está garantido nas novas atividades, com inscrição para participar da primeira etapa em Ceilândia, e depois pretende participar das ações no Plano Piloto. “Foi uma experiência muito bacana, porque é um espaço para interagir e fazer amizades com pessoas com as mesmas limitações”, afirma. Ele se diz feliz com esse tipo de iniciativa. “Acho importante o governo agir para deixar os locais mais acessíveis, pois querendo ou não, temos muitos cadeirantes. Acho que até por isso há mais conscientização”, analisa.

Adelci de Souza Neiva, 50 anos, fará a estreia no evento logo no primeiro fim de semana em Ceilândia. Atleta paralímpico de tiro com arco, ele se inscreveu nas aulas de dança e de canoagem. “Sempre tive curiosidade em relação à canoagem. Já tinha sido convidado, mas não tinha tido tempo. Mas agora apareceu justamente no período de férias. Vi a oportunidade e quis participar”, revela. “Esse tipo de evento contribui muito para a visibilidade desses esportes paralímpicos”, avalia o morador do Recanto das Emas.

[Olho texto=”“Foi uma experiência muito bacana, porque é um espaço para interagir e fazer amizades com pessoas com as mesmas limitações”” assinatura=”Richardson dos Santos Silva, 40 anos, morador de Planaltina” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

A secretária de Esporte e Lazer, Giselle Ferreira, celebra a parceria, quando o Centro Olímpico e Paralímpico de Samambaia será palco de uma das itinerâncias. “Abrir as portas do nosso Centro Olímpico e Paralímpico para receber a UNA Experience reforça, mais uma vez, o nosso compromisso de levar esporte e lazer para todas as camadas da população”, avalia. “Atualmente o esporte está sendo reconhecido, não só como uma atividade saudável para quem compete, mas principalmente como forma de inclusão, interação e desenvolvimento social”, acrescenta.

A expectativa do evento é atender até três mil pessoas no primeiro semestre, com atividades sempre aos sábados e domingos. A ação conta com o apoio do Governo do Distrito Federal, por meio das secretarias de Esporte, de Turismo e das administrações regionais. O investimento é de R$ 1,3 milhão.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

“Fico extremamente feliz em ver um projeto tão importante e necessário sendo realizado. Desde o início da minha gestão, o turismo acessível vem sendo debatido e implantado, a exemplo da criação do Guia Turístico Arquitetônico Acessível, um projeto que é resultado da parceria entre a Secretaria de Turismo do DF, a Embratur e a Unidade Nacional de Acessibilidade”, comenta a secretária de Turismo, Vanessa Mendonça.

Serviço

UNA Experience

Ceilândia – 22/1 a 6/2. Endereço: Setor M CNM 1 Bl I – Ceilândia Centro (em frente ao Restaurante Comunitário)

Samambaia – 12/2 a 27/2. Endereço: Centro Olímpico e Paralímpico de Samambaia – Vila Olímpica, QN 319, Samambaia Sul

Plano Piloto – 5/3 a 3/4. Endereço: Museu da República – Conjunto Cultural da República – Brasília/DF

Guará – 30/4 a 15/5. Endereço: Estacionamento do Ginásio do CAVE – ao lado da Administração e Feira do Guará

 

*Inscrições no site https://unaparque.com.br/agenda