22/01/2022 às 10:48, atualizado em 22/01/2022 às 10:50

Incentivado por programas do GDF, Élcio pode chegar às Paralimpíadas

Beneficiado pelo Bolsa Atleta e pelo Compete Brasília, o jovem de 18 anos aprimora sua performance e aproveita as oportunidades

Por Agência Brasília * I Edição: Carolina Jardon

“A melhor decisão da minha vida foi ter iniciado na natação”, recorda Élcio Cunha Pimenta Júnior, 18 anos, que hoje treina com a equipe de alto rendimento e tem a possibilidade de competir na próxima edição dos jogos Paralímpicos, na França, em 2024, tudo com apoio da Secretaria de Esporte e Lazer (SEL). Aos 11 anos, quando perdeu a visão devido a um descolamento de retina, ele conheceu o movimento paralímpico incentivado por um colega. “Ele me convidou para treinar e ver o eu que achava, e me dei muito bem”, conta.

O esportista nada, principalmente, a prova dos 50m livre. Atualmente, ele também entra na piscina nos 100m livre e 400m livre e está em fase de desenvolvimento para competir, em breve, os 200m medley e 100m peito. O trabalho, desenvolvido com o técnico Marcus Lima, tem como meta os ciclos para os Jogos de Paris, de Los Angeles (2028) e de Brisbane (2032). “A gente estabelece sonhos e objetivos; até lá, a gente vai subindo degrau a degrau”, diz.

Élcio com o técnico Marcus Lima | Foto: Divulgação/SEL

O nadador é beneficiário de dois programas do GDF: Bolsa Atleta, desde 2017, e Compete Brasília, que oferece aos atletas a oportunidade de disputar torneios em qualquer parte do Brasil e do mundo com ajuda financeira.

 “Até nos cantos mais remotos, o programa [Compete Brasília] traz essa possibilidade. É o apoio que muita gente não tem, justamente porque é muito caro e complicado investir em passagens aéreas com dinheiro do próprio bolso”, avalia Élcio, que tem uma rotina pesada com treinamentos na piscina, na academia, massagens, fisioterapia preventiva e o curso de direito.

“Realmente os benefícios auxiliam nos gastos com materiais, suplementação, acompanhamento médico. Só pude comprar melhores trajes e materiais, além do acompanhamento nutricional e equipe técnica, por conta do programa”, completa o atleta.

No ano passado, 238 esportistas da capital, entre olímpicos e paralímpicos, foram contemplados com o Bolsa Atleta, o que totalizou um investimento de R$ 2,2 milhões.

Neste ano, o nadador, nascido em Valparaíso (GO), deve participar das etapas do World Series, conjunto de competições internacionais que prepara os atletas para embates maiores, como o mundial, as Paralimpíadas e os Jogos Parapan-Americanos.

* Com informações da Secretaria de Esporte e Lazer