24/01/2022 às 19:51, atualizado em 24/01/2022 às 20:03

Mais de 150 toneladas de cascalho para vias da região rural do Paranoá

A recuperação de cinco estradas vicinais vai ajudar no escoamento da produção agrícola

Por Marlene Gomes, da Agência Brasília I Edição: Débora Cronemberger

O GDF Presente está recuperando estradas vicinais no Núcleo Rural Desembargador Colombo Cerqueira, no Paranoá. São mais de 150 toneladas de cascalho triturado distribuídos por 8 km de cinco vias, uma melhoria que beneficia 1.000 pessoas, aproximadamente, que residem na região.

Mais de 150 toneladas de cascalho triturado foram distribuídas por 8 km de cinco vias no Núcleo Rural Desembargador Colombo Cerqueira, no Paranoá | Foto: Divulgação/GDF Presente

“As obras estão sendo feitas nas vias que ficaram mais danificadas com as fortes chuvas que caíram no Paranoá. Começamos pelos trechos mais críticos, para melhorar logo as condições das vias para a população local”, destacou o coordenador do Polo Leste do GDF Presente, Leandro Cardoso de Souza.

Para executar os serviços, as equipes do GDF Presente e da administração contam com uma força de trabalho com nove pessoas e maquinário pesado. Estão sendo utilizados quatro caminhões, duas motoniveladoras e uma pá carregadeira.

O Serviço de Limpeza Urbana (SLU) doou todo o RCC para as obras. RCC é a sigla de Resíduo da Construção Civil, um tipo de cascalho resultante da reciclagem de restos de construção.

[Olho texto=”O Paranoá é uma importante região de produção agrícola do Distrito Federal. A área se destaca pelo cultivo de milho, feijão, batata e tomate.” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

Depois da distribuição do cascalho, as equipes estão fazendo o patrolamento para o nivelamento das vias, possibilitando, assim, que elas fiquem regulares e apropriadas ao trânsito em geral.

Quem vê a movimentação de homens, caminhões e cascalho na região, percebe que a estiagem é a senha para a recuperação das vias rurais.

Proprietário da Chácara 580, desde 2003, Aluísio Antonio Maluf, 69 anos, manifestou a satisfação com a evolução das obras, que ele acompanha diariamente na localidade.

“A situação era deplorável. Eu diria que era caso de polícia. Os buracos já estavam engolindo a via e muita gente perdeu rodas (de carro) por aqui”, desabafou Aluísio.

Produção agrícola

O Paranoá é uma importante região de produção agrícola do Distrito Federal. A área se destaca pelo cultivo de milho, feijão, batata e tomate. A localidade se sobressai também pelo cultivo de frutas, com destaque para limão, maracujá e tangerina.

A  comunidade do Núcleo Rural Desembargador Colombo Cerqueira é formada, em grande parte, por produtores que cultivam hortaliças orgânicas e convencionais, frutas e café. A região também se destaca pela produção de ovos caipiras, de acordo com a Empresa Brasileira de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-DF).

“Todas as melhorias feitas nas vias rurais são importantes para os produtores, porque facilitam o transporte das mercadorias, que vão chegar limpas e em bom estado em feiras e supermercados das cidades próximas”, ressaltou a gerente do Escritório da Emater-DF no Paranoá, Karina Miranda.

Para o administrador do Paranoá, Sérgio Damaceno, toda intervenção na área rural é importante. “Temos a segunda maior área rural do Distrito Federal e nossa produção agrícola tem uma relevância nacional. Então, estamos cuidando das estradas para o escoamento da produção. Assumimos o compromisso junto ao Governo do Distrito Federal de cuidar de nossas comunidades. E é isso que estamos fazendo todos os dias”, enfatizou o administrador.