26/01/2022 às 08:22

Programa incentiva o ensino de educação financeira na escola

Gestores de unidades de ensino fundamental da rede pública podem participar de formação, com direito a certificado da UFMG

Por Agência Brasília* I Edição: Débora Cronemberger

Desenvolver habilidades e competências de educação financeira com estudantes da rede pública. Esse é o objetivo do programa Aprender Valor, voltado para gestores das escolas públicas da rede que atendem o ensino fundamental. As inscrições vão desta quarta-feira (26) a 25 de fevereiro. Ainda nesta quarta, um evento online para gestores e técnicos da Secretaria de Educação (SEE) vai apresentar os detalhes do programa às 15h.

[Olho texto=”O Aprender Valor articula, junto às unidades escolares, atividades relacionadas ao planejamento do uso de recursos, à poupança ativa e ao uso responsável do crédito” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

Os participantes terão acesso a uma formação específica com certificado da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Os educadores também terão um módulo de estudo sobre educação financeira pessoal. Além da formação, as escolas receberão suporte com materiais de auxílio no formato de projetos escolares e avaliações de aprendizagem.

O Aprender Valor articula, com as escolas, atividades relacionadas ao planejamento do uso de recursos, à poupança ativa e ao uso responsável do crédito, com conteúdos e habilidades de matemática, língua portuguesa e ciências humanas. Todo o material está alinhado com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

“A proposta é importante, tendo em vista que a educação financeira é um dos eixos da BNCC. É uma temática que auxilia na vida do estudante enquanto cidadão e indivíduo completo, pois ela abrange desde os anos iniciais até os finais”, explica a diretora de Ensino Fundamental da SEE, Ana Carolina Tavares.

Ela destaca ainda que o contato dos estudantes com a educação financeira desde pequenos é importante também para as famílias e a comunidade escolar como um todo.

Interessados em acessar a apresentação do Aprender Valor devem clicar aqui, na hora agendada para o início do evento.

 

*Com informações da Secretaria de Educação