29/01/2022 às 11:43, atualizado em 30/01/2022 às 10:03

Exame de alta definição muda a vida de pacientes

Procedimento tem custo elevado e, desde que começou a ser feito pelo HB, beneficiou muitas pessoas com doenças graves

Por Agência Brasília* | Edição: Renata Lu

Noventa e seis pacientes com doenças graves já foram beneficiados com a realização do exame de imagem de alta definição PET/CT no Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF), desde que o aparelho foi colocado em operação, em outubro de 2021, pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF).

O exame custa, em média, R$ 3.5 mil na rede privada e, por isso, tem feito a diferença na vida de muitas pessoas que passaram a ter acesso ao aparelho, o primeiro desse tipo instalado em um hospital público no DF.

Para ter acesso ao exame de PET/CT, os pacientes precisam fazer um cadastro na Central de Regulação do Distrito Federal, que gerencia a fila de pacientes | Foto: Davidyson Damasceno/Agência Saúde

[Olho texto=”“Esse é um aparelho muito importante para avaliação de pacientes oncológicos. Ele vai ajudar tanto o médico oncologista quanto o paciente, com uma melhor avaliação da doença e do tratamento, aumentando a chance de cura”” assinatura=”Renato Amaral, médico” esquerda_direita_centro=”direita”]

Josué de Sousa Ancelmo Junior, 35 anos, é um dos pacientes beneficiados. Há três anos, ele luta contra uma doença chamada Linfoma de Hodgkin, um tipo de câncer que se origina nos linfonodos (gânglios) do sistema linfático. Por isso, ele precisa ser submetido ao exame de PET/CT regularmente para garantir um tratamento mais efetivo.

“Com o equipamento, ficou bem mais fácil e rápido. Dois dias depois de ser cadastrado na fila do exame, já fui chamado para a consulta e, hoje, para o exame”, comemorou o paciente, que estava ao lado da mãe Shirley Maria de Melo, 53 anos, que é artesã.

A mãe, que acompanha o filho na jornada frequente de ter que ir ao hospital, não esconde a gratidão em ver Josué realizando o exame. “O atendimento foi muito rápido. É uma paz saber que meu filho foi atendido tão rápido. Já precisamos outras vezes e não tínhamos condições de pagar”, disse.

Josué de Sousa Ancelmo Junior, 35, comemorou o atendimento rápido no novo aparelho | Foto: Davidyson Damasceno/Agência Saúde

O chefe do Núcleo de Medicina Nuclear do HB, onde o aparelho está instalado, Rodrigo Guimarães Furtado, confirmou que, atualmente, não há demanda reprimida para o atendimento aos usuários do SUS para realização de exames de PET-C, nas indicações contempladas na Portaria nº1.340, de 1º de dezembro de 2014, do Ministério da Saúde. “O equipamento do Núcleo de Medicina Nuclear do Hospital de Base está atendendo todos os pacientes encaminhados pela Central de Regulação”, comemorou o médico.

“Esse é um aparelho muito importante para avaliação de pacientes oncológicos. Ele vai ajudar tanto o médico oncologista quanto o paciente, com uma melhor avaliação da doença e do tratamento, aumentando a chance de cura”, completou o médico Renato Amaral.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Serviço

Para ter acesso ao exame de PET/CT, os pacientes precisam fazer um cadastro na Central de Regulação do Distrito Federal, que gerencia a fila de pacientes. Primeiro, é necessário passar por uma consulta para ser avaliado por um dos médicos nucleares especialistas. As consultas ocorrem de segunda a sexta-feira. Depois da avaliação médica, o paciente é agendado para realizar o exame.

Neste momento, os exames de PET/CT, estão sendo realizados de terça a sexta-feira, já que nas segundas-feiras é feita a calibração do equipamento, até que ocorra a estabilização do aparelho recentemente instalado.