31/01/2022 às 10:04, atualizado em 01/02/2022 às 09:54

GDF faz pesquisa de qualidade de vida para servidores

Funcionários da administração direta e indireta podem participar até 16/2

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

Os servidores da administração direta do Governo do Distrito Federal (GDF) têm até 16 de fevereiro para responder a Pesquisa de Qualidade de Vida no Trabalho. Aplicada pela Secretaria Executiva de Valorização e Qualidade de Vida (Sequali), da Secretaria de Economia (Seec), a ferramenta vai subsidiar a elaboração do Plano Distrital de Qualidade de Vida no Trabalho.

A pesquisa é feita no formato online, mediante a aplicação de questionário eletrônico, e pode ser respondida por servidores efetivos, comissionados e estagiários da administração direta, autárquica e fundacional do GDF. A avaliação aborda aspectos da qualidade de vida pessoal, de saúde, psicológico e profissional. É preenchida de forma anônima, sendo solicitada apenas a identificação do órgão do servidor.

A aplicação do questionário segue as orientações do Decreto nº 42.375/2021, de 9 de agosto de 2021, que institui os princípios e diretrizes para a concepção, implantação e promoção de política e programas de qualidade de vida no trabalho do GDF. “O decreto prevê o diagnóstico institucional como uma das macroetapas para a efetivação da qualidade de vida no trabalho”, explica a titular da Sequali, Adriana Faria. “Por isso, a participação dos servidores na pesquisa é tão importante para elaborarmos o diagnóstico e implementarmos mais ações efetivas”.

A pesquisa teve início no dia 17, e seus resultados servirão de insumos para a apresentação da construção do Plano Distrital de Qualidade de Vida no Trabalho, a ser proposto pela Sequali. Clique aqui para acessar o formulário.

O instrumento de avaliação utilizado para o diagnóstico é o QWQL – versão abreviada, elaborado na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) em parceria com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O questionário tem 20 itens e algumas questões sociodemográficas, com tempo de resposta em torno de cinco minutos.

Caso o servidor tenha dúvidas sobre o questionário, poderá solicitar esclarecimentos pelo e-mail coaqvt@economia.df.gov.br.

*Com informações da Secretaria de Economia