31/01/2022 às 19:15, atualizado em 31/01/2022 às 19:21

Participe da seleção de professores para classes hospitalares

Inscrições iniciam no dia 7 de fevereiro. São 15 vagas para atuar em 11 hospitais

Por Agência Brasília* I Edição: Débora Cronemberger

[Olho texto=”Estão aptos a participar professores de educação básica da carreira magistério do DF com carga horária de 40 horas semanais e efetivo exercício na rede pública de ensino há, no mínimo, três anos” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

Com novos hospitais incluídos, o processo seletivo de professor da educação básica da carreira magistério, para atuar nas classes hospitalares, foi publicado nesta segunda-feira (31), no Diário Oficial do DF (DODF). Agora são 11 as unidades que contam com o programa; antes eram cinco. São 15 vagas e cadastro reserva.

A portaria da Secretaria de Educação, em conjunto com a Secretaria de Saúde, garante atendimento educacional às crianças da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental, matriculadas na rede pública de ensino, impossibilitadas de frequentar as escolas em razão de tratamento médico.

As inscrições serão realizadas entre os dias 7 e 10 de fevereiro, neste link (a página estará disponível no período informado das inscrições). Serão três etapas: inscrição, análise curricular documental e entrevista individual, conforme critérios definidos no edital.

A seleção de professores visa assegurar aulas, em hospitais, para crianças da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental | Foto: Divulgação/Secretaria de Educação

Requisitos necessários

Estão aptos a participar professores de educação básica da carreira magistério do DF com carga horária de 40 horas semanais e efetivo exercício na rede pública de ensino há, no mínimo, três anos. É preciso possuir certificado de pós-graduação ou cursos de 180 horas, na área de atendimento educacional especializado, aptidão em atendimento educacional especializado e cursos na área de educação hospitalar.

[Olho texto=”“É o Estado abraçando e acolhendo até nos momentos mais vulneráveis”” assinatura=”Caren Queiroz, pedagoga” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

O programa de classes hospitalares, além de assegurar o ensino das crianças hospitalizadas, evita a evasão escolar e a repetência do estudante. Há 24 anos na Secretaria de Educação e 18 anos trabalhando dentro dos hospitais, a pedagoga Caren Queiroz é só elogios ao comentar sobre o projeto. “Grande ganho para nossos alunos”, destaca.

“É o Estado abraçando e acolhendo até nos momentos mais vulneráveis”, comenta Caren, ao explicar que várias dessas crianças possuem doenças crônicas e precisam ser internadas para tratamento várias vezes durante o ano. “Mais uma oportunidade para crianças e adolescentes continuarem o atendimento escolar enquanto estão internadas, sem precisar interromper o processo de escolarização”, completa.

Locais de atuação:

. Hospital Materno Infantil (Hmib)
. Hospital Regional da Asa Norte (Hran)
. Hospital Regional de Taguatinga (HRT)
. Hospital Regional de Ceilândia (HRC)
. Hospital Regional do Gama (HRG)
. Hospital Regional de Sobradinho (HRS)
. Hospital Regional de Planaltina (HRP)
. Hospital Regional de Brazlândia (HRBz)
. Hospital Regional do Paranoá (HRPa)
. Hospital Regional de Samambaia (HRSa)
. Hospital da Criança de Brasília José Alencar

*Com informações da Secretaria de Educação