01/02/2022 às 15:49, atualizado em 01/02/2022 às 21:02

Saúde inicia aplicação do medicamento palivizumabe

Fármaco é indicado para a prevenção do vírus sincicial respiratório (VSR) em crianças que nasceram prematuras

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

A Secretaria de Saúde (SES) iniciou, nesta terça-feira (1º), a aplicação do palivizumabe, remédio utilizado na prevenção do vírus sincicial respiratório (VSR), um dos principais causadores de infecções respiratórias, bronquiolite e pneumonia. O medicamento será utilizado em crianças de até 1 ano que tenham nascido com idade gestacional de até 28 semanas e crianças de até seis meses que nasceram com até 31 semanas e seis dias de gestação.

“Os prematuros são vulneráveis ao VSR e têm maior risco de desenvolver a doença de forma grave, por isso é importante que as famílias procurem os locais de aplicação”, recomenda a coordenadora das políticas de aleitamento materno e dos bancos de leite do Distrito Federal, Miriam Santos.

A primeira dose do medicamento começa a ser aplicada já neste mês, antes do outono e do inverno, época de maior transmissibilidade do VSR. Doses subsequentes serão aplicadas com intervalo de 30 dias, até julho. O número de doses por criança pode variar de uma a cinco. Em 2021, a SES aplicou o palivizumabe em 626 crianças.

Portaria

Em 2020, a SES publicou, no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), a Portaria n° 78, que reorganizou a aplicação ambulatorial e o fornecimento do fármaco palivizumabe na rede pública. O medicamento é ofertado pela farmácia hospitalar de cada unidade da rede, mediante apresentação do formulário de solicitação e do Termo de Consentimento devidamente preenchidos e assinados.

“Os pais dos pacientes que têm direito ao medicamento devem procurar o local de aplicação, com os formulários preenchidos, para que seja agendada a aplicação”, orienta Mirian Santos. O palivizumabe está disponível nos hospitais da Criança de Brasília José Alencar, Regional de Planaltina, Regional da Região Leste, Regional de Taguatinga, Regional do Guará, Regional de Ceilândia e Regional do Gama.

*Com informações da Secretaria de Saúde