05/02/2022 às 10:12, atualizado em 05/02/2022 às 14:01

Governo do DF prestigia automobilismo nacional em evento

O vice-governador, Paco Britto, destacou reinauguração do Autódromo de Brasília e a importância do esporte para o turismo, emprego, desenvolvimento e a renda da cidade

Por Lucíola Barbosa, da Agência Brasília | Edição: Renata Lu

Neste ano em que o Governo do Distrito Federal (GDF) entrega à população brasiliense o Autódromo de Brasília totalmente reformado, foi realizado na capital, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, na noite desta sexta-feira (4), o evento de celebração e premiação conjunta dos 60 anos da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e da 25ª edição do Capacete de Ouro – o “Oscar” do automobilismo brasileiro.

O intuito do presidente da CBA, Giovanni Guerra é mostrar a nova fase do automobilismo nacional, com foco na valorização dos pilotos. O encontro propôs ainda apresentar as novidades das categorias para 2022. Para o vice-governador Paco Britto, que estava acompanhado de sua esposa Ana Paula Hoff e de sua filha Catharina, participar do evento é “um prazer com um significado muito forte para o governo”.

Segundo o vice-governador, Paco Britto, a previsão é que a reinauguração do autódromo ocorra no mês de julho | Foto: Jaqueline Husni/Agência Brasília

Representando o governador Ibaneis Rocha, Paco relembrou em seu discurso que, no último mês, o GDF anunciou a volta das grandes provas de automobilismo, como a Stock Car e a Porsche Cup, “que jamais estariam presentes na capital, se não fosse a decisão acertada do nosso piloto Ibaneis Rocha”. A previsão é que, segundo Paco, a reinauguração do Autódromo de Brasília ocorra em julho.

O GDF reconhece a importância do automobilismo para o turismo, o emprego, o desenvolvimento e a renda de Brasília. Inclusive, o Banco de Brasília – BRB é o grande apoiador do automobilismo do Brasil e é o patrocinador máster do Capacete de Ouro.

Presente à festa, o presidente do BRB, Paulo Henrique Costa, anunciou que, em breve, a cidade terá novidades nas categorias F4 e Stock Car, por exemplo, mas sem adiantar detalhes. “Estamos entrando no mundo do automobilismo para poder dar suporte e gerar experiência”, disse, após anunciar o mais novo produto do banco para o público, o cartão de crédito CBA.

Evento marcou a celebração e premiação conjunta dos 60 anos da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e da 25ª edição do Capacete de Ouro – o “Oscar” do automobilismo brasileiro | Foto: Jaqueline Husni/Agência Brasília

[Olho texto=”“Está chegando uma nova era: a de inserir a nossa cidade no calendário das competições de automobilismo mundial, graças ao empenho de nosso governo, ao trabalho do DER, da Terracap e do BRB” – Paco Britto, vice-governador” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

Nova era

Promovido pela Revista Racing, desde 1997, o evento do Capacete de Ouro e da CBA premia os três destaques do ano em 14 categorias diferentes com os capacetes de ouro, prata e bronze, valorizando principalmente as revelações e as promessas do Brasil e do mundo.

Paco enfatizou sobre a importância desta premiação, que além de homenagear os pilotos selecionados nas categorias do Capacete de Ouro, também coroou pilotos campeões das competições nacionais e interestaduais da entidade. “É um grande incentivo para os nossos pilotos. Aqui voltará a ser um celeiro de grandes pilotos, como os das famílias Piquet, Moreno, Meira, Nasr, entre outras que aqui participam”, frisou.

O vice-governador falou ainda sobre o fato de que os novos pilotos brasilienses, que conhecem as pistas do mundo inteiro, nunca tiveram a oportunidade de correr no Autódromo de Brasília. “Está chegando uma nova era: a de inserir a nossa cidade no calendário das competições de automobilismo mundial, graças ao empenho de nosso governo, ao trabalho do DER, da Terracap e do BRB”, completou Paco Britto.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Prestigiaram o encontro e foram homenageados, cerca de 30 nomes importantes das novas e antigas gerações, representantes da história do automobilismo de Brasília, do Kart à Fórmula 1 e Fórmula Indy, como Nelson Piquet, Vítor Meira, Almir e Samir Nasr, José Carlos Castanhede, entre outros, que receberam troféus de Paco Britto, Paulo Henrique Costa e Giovanni Guerra.
Na ocasião, também foram destacados os profissionais ligados às corridas no Brasil, como jornalistas e equipes especializadas que trabalham em prol da categoria, além de patrocinadores e organizadores. Os convidados puderam ainda apreciar, no local, a exposição oficial da CBA dos mais variados carros de corridas como Fórmulas, Dragsters, Trucks e Karts.

Arena multiúso

Em parceria com o Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER/DF), o BRB tem o intuito de transformar a autódromo em uma arena multiúso, com espaço para ciclistas, caminhadas e corridas, kartódromo, concessionárias de veículos, pista off-road, centro médico e a manutenção do Drive-in.