05/02/2022 às 17:25, atualizado em 05/02/2022 às 17:26

Começa a reforma da Avenida Principal do Paranoá

Com investimento de R$ 16 milhões, via terá melhorias na acessibilidade, beneficiando moradores e comerciantes

Por Flávio Botelho, da Agência Brasília | Edição: Rosualdo Rodrigues

Anunciadas no fim de dezembro, as obras de reforma da Avenida Principal do Paranoá vão começar. Topógrafos já passaram pelo local para realizar medições e o canteiro de obras está na fase de montagem. Ao todo, o Governo do Distrito Federal (GDF) vai investir R$ 16 milhões para beneficiar os cerca de 65 mil moradores da região.

[Olho texto=”‘Esse é um projeto de quase 15 anos que estamos fazendo virar realidade, é mais um saindo do papel nesta gestão’, diz o secretário de Obras e Infraestrutura, Luciano Carvalho” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

Com 2,7 km de extensão, a avenida será transformada com foco na mobilidade, com ampliação das calçadas, recuperação da ciclovia existente no canteiro central e instalação de rampas e pisos táteis nas paradas de ônibus. O projeto prevê ainda paisagismo com arborização de diferentes espécies vegetais do cerrado.

As melhorias na acessibilidade são aguardadas com expectativa por Guilherme Pereira, 28 anos. Ele é cadeirante, mora no Paranoá desde que nasceu e cita algumas dificuldades que encara diariamente ao passar na Avenida Principal. “As calçadas têm muitos defeitos, em outros pontos tem alguns improvisos, fora os buracos”, conta.

A avenida ganhará ampliação das calçadas, recuperação da ciclovia no canteiro central e instalação de rampas e pisos táteis nas paradas de ônibus | Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

Guilherme, que é estudante de Administração, elogia a iniciativa de corrigir essas falhas na acessibilidade ao longo da via. “Espero poder entrar em um comércio com a mesma facilidade que uma pessoa que esteja andando, não ter que enfrentar tantas barreiras. Vai melhorar muito a minha vida e a de outros cadeirantes”, ressalta.

[Olho texto=”De acordo com a Secretaria de Obras e Infraestrutura, responsável pelo projeto, a estimativa é de que em 10 meses o trabalho esteja concluído” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Quem trabalha na região também vibra com o início das obras. Ketno Rodrigues, 30 anos, é gerente de uma loja na altura da Rua 13 e comenta que já ouviu diversas reclamações de clientes sobre a dificuldade de estacionar na região. “Vai atrair mais clientes, ter mais conforto e acesso bom para os cadeirantes. Vai trazer mais movimento para a cidade e para os comércios”, avalia.

“Vamos ter mudança na rotina das pessoas, por isso pedimos paciência à população”, avisa o administrador regional do Paranoá, Sérgio Damasceno. “Teremos a presença de caminhões, máquinas compactadoras, remoção de meios-fios e calçadas, escavações para aumento das galerias de águas pluviais. É uma obra complexa, mas que trará muitos benefícios quando estiver pronta”.

“Esse é um projeto de quase 15 anos que estamos fazendo virar realidade, é mais um saindo do papel nesta gestão. O Paranoá é uma cidade antiga e consolidada, e essa avenida é referência para os moradores. É uma requalificação que estamos fazendo em outras cidades e que chega agora ao Paranoá”, explicou o secretário de Obras e Infraestrutura, Luciano Carvalho.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

De acordo com a Secretaria de Obras e Infraestrutura, responsável pelo projeto, a estimativa é de que em 10 meses o trabalho esteja concluído. A Administração Regional do Paranoá afirma que vai fazer ações de orientação junto à população durante o período de obras.