06/02/2022 às 09:25, atualizado em 11/02/2022 às 09:08

Em entrevista, secretário de Saúde destaca importância da vacinação

Além disso, Pafiadache chama a atenção para a saúde mental dos profissionais de saúde

Por Agência Brasília* | Edição: Renata Lu

“Acredito muito na segurança da vacina. As intercorrências são mínimas no mundo todo. A vacina é a grande defesa que nós temos”, declarou o secretário de Saúde,  Manoel Pafiadache, em entrevista ao CB.Poder, programa do jornal Correio Braziliense, na quarta-feira (2).

[Olho texto=”“É importante garantir pelo menos a primeira dose de todas as crianças em idade escolar”_ Manoel Pafiadache, secretário de Saúde” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

Em defesa da imunização, o secretário destacou o efeito da campanha de vacinação contra covid-19 no Distrito Federal na redução da taxa de mortalidade da doença. “Temos uma alta contaminação, mas o número de óbitos é pequeno. Isso prova o efeito altamente positivo da vacina”, afirmou Pafiadache.

Sobre a vacinação infantil, Pafiadache comemora a alta adesão do público do DF, unidade da Federação que mais vacinou crianças contra a covid-19. “É importante garantir pelo menos a primeira dose de todas as crianças em idade escolar”, enfatizou. Ele  destacou a campanha, em parceria com a Secretaria de Educação, para aumentar, ainda mais, a imunização das crianças até o retorno das aulas nas escolas públicas.

Na oportunidade, o secretário reafirmou o tripé da sua gestão: insumos, recursos humanos e melhoria dos processos. Até o momento, foram R$ 100 milhões investidos para garantir o estoque da Secretaria de Saúde, além de contratação de pessoal.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

“O governador Ibaneis Rocha sempre nos colocou muitos recursos à disposição”, afirmou o general, citando a recente liberação de R$ 32 milhões para reforçar as equipes no combate à pandemia. “É gente cuidando de gente. Eles estão há dois anos trabalhando na linha de frente, próximo ao vírus. Há um desgaste, inclusive de saúde mental”, expôs o secretário.

Confira as duas partes da entrevista abaixo:

*Com informações da Secretaria de Saúde