06/02/2022 às 18:02, atualizado em 07/02/2022 às 17:32

Espaço Renato Russo retoma atividades nesta semana

Espaço cultural oferece gratuitamente mostras de arte, música e oficinas de teatro infantil

Por Agência Brasília* I Edição: Débora Cronemberger

Anfitrião em formação de identidades artísticas, manifestações e liberdade de expressão desde os anos 1970, o Espaço Cultural Renato Russo (ECRR) inicia fevereiro de portas abertas ao público. O equipamento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (Secec) tem programação cultural intensa até março de 2022.

O espaço conta com atividades gratuitas para todos os públicos, que vão desde exposições de artes visuais, oficinas de dança, até programação para crianças.

Com todos os espaços do polo cultural ocupados por arte e cultura (Galerias Galpão, Parangolé e Rubem Valentin; Galpão das Artes, Sala Marco Antônio Guimarães, Multiuso e Praça Central), os agentes culturais também celebram a retomada gradual do setor no DF, a partir da produção de cursos, mentorias, teatros, oficinas e ensaios abertos para a comunidade, em um espaço público da cidade.

A gerente do Espaço Cultural Renato Russo, Marmenha Rosário, faz o convite para que a comunidade inclua o ECRR no roteiro de passeios culturais e consumo de arte e cultura | Fotos: Divulgação/Secec

Marmenha Rosário, gerente do Renato Russo, garante que o espaço está apto para que a população do Distrito Federal possa usufruir com segurança. Acessível e localizado em uma das principais avenidas de Brasília, a W3 Sul, ela faz o convite para que a comunidade inclua o ECRR no roteiro de passeios culturais e consumo de arte e cultura.

“Muitas pessoas não sabem como acessar o nosso espaço. O objetivo principal desta programação é garantir acessibilidade e esperamos que a população frequente este lugar que é nosso”, destaca a gerente.

Outro anúncio importante é a reinauguração da Gibiteca, que ocorrerá ainda este semestre. “Fechada desde 2013, a Gibiteca é uma grande reivindicação da comunidade e colocaremos à disposição um ambiente literário com todos os gibis, mangás, revistas, quadrinhos e livros, para o uso dos amantes da leitura e cultura geek e pop”, assegura a gestora.

A partir de uma agenda intensa e diversificada, a casa oferece gratuitamente mostras de arte, música e oficinas de teatro infantil. Todos os cursos contam com vagas limitadas e as inscrições podem ser feitas a partir da rede social do equipamento.

A produtora musical e proponente do Festival Convida, Carol Villalobos, comemora a garantia de ocupação em um dos espaços mais emblemáticos para a cena cultural da capital para a realização do seu projeto. O evento, nomeado de Módulo Convida Lab, que consiste em um programa de aceleração de artistas, foi a grande estreia da Sala Marco Antônio Guimarães.

Carol Villalobos é produtora musical e proponente do Festival Convida

“Ao todo, foram selecionadas seis bandas que, por meio de um chamamento público, estão recebendo, no projeto Music Business, orientações de como lançar seus próprios shows. Ao final, todos receberão ajuda profissional para alavancar suas carreiras”, explica a agente cultural.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Alonso Bento, servidor responsável pela curadoria das atrações do Espaço Cultural Renato Russo, conta que já foi aluno de teatro do ECRR e destaca com entusiasmo a retomada das atividades do espaço. “Dentro desta gestão, há diversidade e temos o lugar! Aqui nós fazemos eventos de grandes artistas, eventos socioculturais”, comemora.

O servidor ainda ressalta que as iniciativas de valorização da cultura dos novos talentos de Brasília reforçam a identidade de grandes artistas que já passaram pelo espaço. “Muitos proponentes dos projetos desta nova temporada do ECRR já foram alunos ou participaram de ocupações, oficinas e cursos já ofertados neste grande espaço democrático cultural”, arremata.

PROGRAMAÇÃO

Exposição Projeto Re(vi)vendo Êxodos

– Terça a sexta, das 10h às 20h; sábados e domingos, das 12h às 20h
– Até o dia 13 de fevereiro
– Praça Central

Exposição Ainda Estamos Aqui – Usha Velasco

– Terça a sexta, das 10h às 20h; sábados e domingos, das 12h às 20h
– Até o dia 20 de fevereiro
– Galeria Rubem Valentin

*Com informações da Secec