09/02/2022 às 16:14

Moradores do Incra-8 ganham papa-lixo

Contêiner semienterrado foi entregue pelo SLU numa solenidade com a administração regional e a participação da comunidade escolar

Por Agência Brasília* I Edição: Débora Cronemberger

Os moradores do Incra 8, em Brazlândia, tem agora mais um equipamento público para descartar corretamente seu lixo. O Serviço de Limpeza Urbana (SLU) inaugurou, nesta quarta-feira (9), mais um papa-lixo na região. O equipamento está localizado ao lado da Escola Classe nº 01, onde foi realizada a solenidade de inauguração em parceria com a Administração Regional de Brazlândia.

[Olho texto=”“É um equipamento simples e que traz resultados fantásticos para a comunidade. O papa-lixo é muito importante pois evita todo tipo de roedores e animais, como ratos e baratas, e elimina muitas doenças”, diz Silvio Vieira, diretor-presidente do SLU” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

Este é o 17º papa-lixo instalado em Brazlândia. A inauguração teve participação do diretor-presidente do SLU, Silvio Vieira, e do administrador regional de Brazlândia, Jesiel Costa, além de representantes da escola, estudantes, moradores, integrantes da empresa Sustentare (que atua na região) e servidores do SLU e Administração Regional.

O papa-lixo é um contêiner semienterrado com capacidade para receber até 5m³ de resíduos domiciliares de forma segura e limpa. Ao redor do equipamento, uma infraestrutura de paisagismo convida os moradores a cuidarem do local e mantê-lo limpo e arrumado.

Para o diretor-presidente do SLU, Silvio Vieira, a população do Incra 8 ganha mais limpeza e saúde com o novo papa-lixo. “É um equipamento simples e que traz resultados fantásticos para a comunidade. O papa-lixo é muito importante pois evita todo tipo de roedores e animais, como ratos e baratas, e elimina muitas doenças, porque o resíduo fica acondicionado de forma segura. Além disso, a localização dele, ao lado da escola, é benéfica pois as crianças podem aprender a utilizá-lo”, destacou.

O administrador de Brazlândia reforçou o potencial educativo do papa-lixo para a comunidade. “Tem um poder de educação muito grande, e o local é apropriado para ampliar esse potencial, por ser ao lado da Escola Classe nº 01. Esse papa-lixo vai nos ajudar a continuar mantendo Brazlândia limpa e agradecemos ao SLU pela parceria no cuidado com a nossa cidade”, disse.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

A diretora da Escola Classe nº 01, Cristiane Medeiros, ressaltou o compromisso da comunidade escolar com a gestão de resíduos. “Não adianta só cuidar do portão para dentro, temos que cuidar também da parte de fora da escola e estar em contato com a comunidade. Quando a gente dá as informações certas sobre os cuidados com o lixo para os estudantes, eles levam para casa e tornam-se multiplicadores”, afirmou.

O Distrito Federal conta hoje com quase 400 papa-lixos atendendo a diversas regiões administrativas. A meta do Governo do Distrito Federal é disponibilizar um total de 454 contêineres para atender a população de todas as regiões administrativas ainda em 2022. Para visualizar o mapa com o endereço de todos os papa-lixos do DF, acesse: https://www.slu.df.gov.br/papa-lixo/.

 

*Com informações do SLU