10/02/2022 às 16:18, atualizado em 10/02/2022 às 17:44

Feira rural do Barreiros é retomada nesta 6ª (11)

Evento ficou parado entre dezembro e janeiro, mas agora retoma as atividades sempre às sextas-feiras, das 17h às 21h

Por Agência Brasília* | Edição: Renata Lu

A Feira de Multiprodutos do Barreiros se consolidou como um centro de comercialização da agricultura familiar e de produtos diversos. Criada em 2020, pela Associação dos Proprietários Rurais do Barreiros (APRB) com o apoio da Emater-DF, ela ficou parada entre dezembro e janeiro, mas agora será retomada nesta sexta-feira (11), das 17h às 21h.

Instalada na DF-140, na Região Administrativa do Jardim Botânico, a feira tornou-se um ponto de encontro e ocorre toda sexta-feira. No local, moradores e visitantes encontram alimentos orgânicos e convencionais, ovos, leite, doces, bolos, pães de mel, verduras, empadas, pães de queijo e hortaliças. Há também a comercialização de comidas, como espetinhos e pastéis.

No local, moradores e visitantes encontram alimentos orgânicos e convencionais, ovos, leite, doces, bolos, pães de mel, verduras, empadas, pães de queijo e hortaliças | Divulgação/Emater-DF

O espaço surgiu do pedido da comunidade por um espaço para compra de produtos agrícolas com segurança e em um ambiente acolhedor, demanda reforçada pela reivindicação dos pequenos agricultores da região por um local para a venda de seus produtos. “Era um desejo do pessoal do Núcleo Rural do Barreiros. Eles vieram trabalhando durante um tempo, conversando e vendo como ia ser realizada a feira”, revela a engenheira-agrônoma Lídia Jardim, do escritório da EmaterDF.

[Olho texto=”Na feira, há também a comercialização de comidas, como espetinhos e pastéis” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

A feira costuma contar ainda com atrações musicais e oferta de massagem relaxante, aplicada por uma representante da equipe Massagem sem Estresse, composta por pessoas com deficiência visual. Além disso, os frequentadores podem apreciar a paisagem com um belo pôr-do-sol.

Moradora do Barreiros e gerente voluntária da feira, Patrícia Nazário Feitoza Duarte acredita que, com o retorno das atividades, o número de visitantes vai aumentar gradativamente. “No início da pandemia, passamos por momentos delicados de insegurança. Aos poucos, com a chegada das vacinas e seguindo os protocolos de segurança, poderemos ter um fluxo maior, mas sem aglomeração”, comenta.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

 

Feira de Multiprodutos do Barreiros

* Reabertura: sexta-feira (11), com funcionamento das 17h às 21h.
* Local: DF-140, Jardim Botânico.

*Com informações da Emater-DF