13/02/2022 às 14:29, atualizado em 14/02/2022 às 16:28

Inscritos no Criança Feliz têm vagas reservadas nos COPs

Centros olímpicos e paralímpicos estão com inscrições abertas para diversas modalidades esportivas

Por Agência Brasília* I Edição: Débora Cronemberger

[Olho texto=”“É uma forma de inserir essas famílias ainda mais no contexto social e comunitário, além de melhorar a saúde dessas pessoas”, afirma a secretária de Desenvolvimento Social, Mayara Noronha Rocha” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

Estão abertas as inscrições para quem quer fazer atividades físicas nos centros olímpicos e paralímpicos (COPs) do Distrito Federal. É importante lembrar que crianças e avós de famílias inscritas no Criança Feliz Brasiliense têm vagas reservadas nessas unidades.

A Portaria Conjunta Nº 3 de 2021, celebrada entre as secretarias de Desenvolvimento Social e de Esporte, determina que alunos de 4 a 6 anos beneficiados pelo programa têm direito a 15% das vagas nas turmas de desenvolvimento motor I. Esse percentual também é válido para crianças com deficiência na mesma faixa etária. Para os avós responsáveis diretamente por esses menores são destinadas 5% das vagas nos grupos de hidroginástica.

Criança com deficiência tem prioridade de vaga sobre as demais crianças do grupo motor I. “É uma forma de inserir essas famílias ainda mais no contexto social e comunitário, além de melhorar a saúde dessas pessoas”, destaca a secretária de Desenvolvimento Social, Mayara Noronha Rocha.

Arte: Divulgação/Sedes

As vagas destinadas ao programa são para participantes de região em que há a estrutura do COP. No momento de realizar a matrícula nas unidades esportivas, os beneficiados pelo Criança Feliz Brasiliense precisam indicar no campo específico do formulário que são originários dessa política pública e apresentar toda a documentação obrigatória exigida aos demais alunos.

[Olho texto=”“Ao ampliar o número de vagas de 1,6 mil para 3,2 mil e manter as inscrições abertas ininterruptamente, mostramos o compromisso desta gestão com a promoção de saúde por meio do esporte e da formação do cidadão como um todo”, diz a secretária de Esporte e Lazer, Giselle Ferreira” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

A proposta da portaria é ofertar às crianças e aos avós uma alternativa de vida saudável com atividades de esporte e lazer, dando às crianças melhoria no desenvolvimento físico e cognitivo, e para os avós, o cuidado com a saúde, lazer e um espaço de convivência.

“Os COPs atuam diretamente no desenvolvimento cognitivo e intelectual de nossas crianças. Ao ampliar o número de vagas de 1,6 mil para 3,2 mil e manter as inscrições abertas ininterruptamente, mostramos o compromisso desta gestão com a promoção de saúde por meio do esporte e da formação do cidadão como um todo”, enfatiza a secretária de Esporte e Lazer, Giselle Ferreira.

Inscrição

As inscrições valem para todas as 12 unidades. Delas, Brazlândia, Estrutural, Gama, Recanto das Emas, Riacho Fundo, Samambaia, Santa Maria, São Sebastião e Planaltina estão funcionando com 100% da capacidade, tendo observância aos protocolos gerais e específicos de combate à covid-19.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Para realizar a matrícula basta acessar o site https://sistemas.df.gov.br/sigecop/ e preencher os dados. Em caso de dificuldade no acesso ao Sigecop, os interessados poderão comparecer ao COP e solicitar auxílio de um servidor para efetivar o cadastro de inscrição, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Além do atendimento nos COPs, mais informações podem ser dadas pelo telefone (61) 4042-1828, ramal 2002, ou pelo e-mail subcop@esporte.df.gov.br.

*Com informações da Sedes e da SEL