16/02/2022 às 16:26, atualizado em 16/02/2022 às 17:22

Incentivo ao empreendedorismo em Santa Maria

Governador Ibaneis Rocha visita Caravana do Empreendedor, espaço dedicado a destravar negócios e a orientar empresários sobre programas de governo

Por Ian Ferraz, da Agência Brasília | Edição: Chico Neto

[Olho texto=”“A caravana tem dado um auxílio importante, inclusive na divulgação de vários programas, e a gente quer deixar todos os empresários atualizados” ” assinatura=” – Governador Ibaneis Rocha” esquerda_direita_centro=”direita”]

O governador Ibaneis Rocha visitou a Caravana do Empreendedor, em Santa Maria, nesta quarta-feira (16), e viu de perto o trabalho feito junto à população para regularizar e abrir empresas, planejamento tributário e acesso a linhas de crédito, entre outros serviços. Instalada ao lado da administração regional, a caravana ficará na cidade até o dia 25.

Nesse período, os empresários locais poderão acessar o andamento dos processos de programas de incentivo como Pro-DF I, Pro-DF II e Desenvolve-DF. Licenciamentos e atendimento com contadores especializados também estão na carta de serviços do projeto, executado em parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), Junta Comercial e Sebrae.

Unidade móvel atende empresários locais e demais interessados em acessar o andamento dos processos de programas de incentivo | Foto: Lúcio Bernardo Jr/Agência Brasília

“Estamos com essa caravana para melhorar a vida dos empresários de Santa Maria e do Distrito Federal como um todo”, afirmou o governador. “A caravana tem dado um auxílio importante, inclusive na divulgação de vários programas lançados pela Secretaria Desenvolvimento Econômico, pelo BRB, pela Terracap, e a gente quer deixar todos os empresários atualizados sobre esses programas. Essa é a importância da caravana, e queremos levar esse projeto a todas as cidades do DF.”

Programas e orientações

A iniciativa também vai oferecer capacitação por meio de palestras e treinamentos de marketing digital, inovação, performance em vendas, educação financeira e empreendedorismo. A ação despertou o interesse da agente social Crislane Maia, 22 anos, moradora de Santa Maria.

“Trabalho no auxílio à população que não tem conhecimento em internet e precisa emitir documentos, regularizar empresas e buscar benefícios”, contou ela. “Vim aqui para aprender e transmitir isso à comunidade. Essa caravana é muito importante, porque muitas pessoas não têm conhecimento em internet ou [não sabem] como parcelar débitos.”

Presente à visita, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Jesuíno de Jesus Pereira Lemes, destacou: “São cursos e orientações que estão à disposição para levar informações sobre os programas de governo, regularizar empresas e toda a documentação. Estamos levando as caravanas para as cidades, primeiro em Ceilândia, e agora, aqui, em Santa Maria”.

O secretário de Governo, José Humberto Pires, também ressaltou a importância da operação. “Esta ação resolve problemas de décadas de alguns empresários da cidade”, pontuou. “Temos casos de pessoas que receberam termos de regularização de seus negócios após uma luta de 25 anos. Isso traz segurança jurídica para essas pessoas continuarem empreendendo, trabalhando e gerando emprego para a cidade”.

Na visita a Santa Maria, Ibaneis Rocha também autorizou o início da construção de uma nova sede para o Conselho Tutelar e o reajuste salarial aos conselheiros. Ele ainda acompanhou o andamento da construção da primeira escola técnica da cidade e o início da pavimentação de um trecho de três quilômetros da VC-361.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Investimentos em Santa Maria

Em três anos, o GDF tem investido em diversas obras de infraestrutura para a cidade. São exemplos a rodoviária de Santa Maria, a reforma do parque ecológico, a pavimentação e iluminação da Vicinal 371, a reconstrução da Escola Classe 1 Porto Rico e a construção de ciclovia na DF-483.

Veja abaixo algumas das obras entregues em Santa Maria pela atual gestão.

– Rodoviária de Santa Maria
– Reforma do parque ecológico
– Pavimentação e iluminação da VC-371
– Agência do trabalhador
– Papa-entulho
– Ginásio poliesportivo da AC01
– Escola Classe 1 Porto Rico
– Ciclovia na DF-483
– Calçadas acessíveis em toda a cidade
– Obras de drenagem no Setor Porto Rico
– Subestação de energia do Polo JK
– Reforma do galpão cultural da QC 1
– Construção de quadra esportiva na CL 202
– Reforma da Biblioteca Norte na EQ 215/315

 

Incentivo ao empreendedorismo em Santa Maria