16/02/2022 às 16:42, atualizado em 17/02/2022 às 12:45

Cidade Estrutural terá nova sede do 15º Batalhão da PMDF

Com orçamento estimado de R$ 6,3 milhões, prédio faz parte do pacote de ações do projeto Área de Segurança Prioritária (ASP)

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

[Olho texto=”“Para a comunidade, representa uma elevação na qualidade do serviço de segurança pública, valorização da cidade e, sobretudo, para as pessoas que nela vivem” ” assinatura=” – Major Rodrigo Abadio, comandante do 15º BPM” esquerda_direita_centro=”direita”]

Com a meta de reforçar a segurança na Estrutural e oferecer melhores condições aos policiais militares que trabalham na região, o Governo do Distrito Federal publicou aviso de licitação, nesta semana, para construção da nova sede do 15º Batalhão, responsável pela área.  A estrutura será erguida na região central da Estrutural. Atualmente, o batalhão funciona no Centro Olímpico, na entrada da cidade.

Para o funcionamento da unidade, serão empregados 20 policiais no expediente administrativo e 150 policiais em escala operacional. O valor total estimado é de R$ 6,3 milhões. A data limite para recebimento das propostas está fixada em 9 de março, às 14h, horário de Brasília. O início das obras está previsto para maio.  A construção do 15º BPM faz parte das ações executadas pelo projeto Área de Segurança Prioritária (ASP), que integra o programa DF Mais Seguro, da Secretaria de Segurança Pública (SSP), e esteve por seis meses na região.

Projeção do novo prédio do batalhão policial: segurança ampliada para toda a região | Arte: Divulgação/SSP

“A construção da nova sede compactua com o reforço das ações de segurança que estamos promovendo na Cidade Estrutural”, afirma o secretário de Segurança, Júlio Danilo. “Além disso, integra o pacote de obras que estão sendo realizadas na segurança pública pelo Governo do Distrito Federal, como a construção da nova sede do Instituto Médico Legal, da Polícia Civil, e a construção do batalhão em Ceilândia.”

[Olho texto=”Área total do novo batalhão é de quase 1,7 mil m²” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

O comandante do 15º BPM, major Rodrigo Abadio, lembra que a nova sede trará benefícios para todos. “A expectativa é de uma estrutura própria para o exercício da função policial, que atenda todas as condições de efetivo, viaturas e os diversos equipamentos da corporação”, diz. “Para a comunidade, representa uma elevação na qualidade do serviço de segurança pública, valorização da cidade e, sobretudo, para as pessoas que nela vivem”.

Estrutura 

A sede conta com uma área total de 1.644,80 m2, onde serão construídos dois pavimentos. No térreo haverá estacionamento e recepção, além de espaço para atividades operacionais. O pavimento superior terá ambientes destinados à circulação vertical, atividades administrativas e operacionais da PMDF, vestiários, alojamentos e ambientes de apoio ao administrativo.

“Graças ao governador Ibaneis Rocha, será possível entregar esse presente para a Estrutural”, pontua a administradora regional do SCIA/Estrutural, Vânia Gurgel. “É a implantação de uma estrutura policial adequada com o objetivo de garantir mais segurança, trazendo tranquilidade e qualidade de vida à comunidade.”

Para o presidente do Conselho Comunitário de Segurança da Cidade Estrutural (Conseg), Valério Cristiano, a nova sede do 15° BPM representa uma conquista há muito esperada pela comunidade. “O 15° BPM é a continuação do olhar atento do Estado para garantir uma melhor qualidade de vida para nós, moradores da Estrutural”, pontua.

Área de Segurança Pública

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Lançado na Cidade Estrutural em junho do ano passado, o programa Área de Segurança Pública nasceu a partir de um diagnóstico da região. As equipes da SSP elaboraram um plano de ação integrada com a participação de diversos órgãos do governo, como Casa Civil, Administração Regional do SCIA/Estrutural, CEB, secretarias de Obras, DF Legal e da Mulher, além das forças de segurança pública.

Durante as ações, foram organizadas atividades culturais voltadas para diferentes públicos, como cursos e palestras. A ASP ofereceu expedição de carteiras de identidade e de trabalho, atendimento jurídico e psicossocial e serviços relacionados a veículos e habilitação. Também foi inaugurada uma central de monitoramento remoto (CMR), no 15º Batalhão. A nova estrutura permite a transmissão de imagens em tempo real, o que contribui para inibir a criminalidade e dar mais segurança aos cidadãos.

*Com informações da Secretaria de Segurança Pública