17/02/2022 às 15:16

120 carteiras de identidade serão emitidas em Santa Maria

Ação será realizada durante a Cidade da Segurança Pública, que foi lançada na região administrativa nesta quinta-feira (17)

Por Agência Brasília* I Edição: Débora Cronemberger

O Instituto de Identificação da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) fará a emissão de 120 carteiras de identidade, entre quinta (17) e sexta-feira (19), durante a Cidade da Segurança Pública (CSP), que ocorre em Santa Maria. A confecção dos documentos será feita no ônibus do Instituto, que ficará no estacionamento do Ginásio Poliesportivo de Santa Maria, das 9h às 14h.

A confecção dos documentos será feita no ônibus do Instituto de Identificação da Polícia Civil do DF, que ficará no estacionamento do Ginásio Poliesportivo de Santa Maria, das 9h às 14h, nesta quinta e sexta | Foto: Divulgação/SSP-DF

Os interessados deverão comparecer munidos da certidão de nascimento ou de casamento original ou cópias autenticadas em cartório. Os documentos serão entregues cinco dias após a confecção, no Posto de Identificação Biométrico (PIB) mais próximo, que funciona junto à 33ª Delegacia de Polícia. Quem não conseguir solicitar o documento no local, poderá agendar o atendimento.

[Olho texto=”“Estava com dificuldade de agendar pelo site e ter essa iniciativa perto de casa foi muito bom. Ajuda demais a comunidade”, diz a dona de casa Maria de Lourdes” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

A cuidadora Maria de Lourdes, 48 anos, chegou cedo no primeiro dia da CSP para agendar a emissão do documento de identificação, pelo programa Identidade Solidária da PCDF. “Estava com dificuldade de agendar pelo site e ter essa iniciativa perto de casa foi muito bom. Ajuda demais a comunidade”, diz a moradora.

“Serão disponibilizadas 225 vagas para agendamento, também no PIB, para quem não conseguir solicitar o documento no local”, explica o chefe da Seção de Operações Papiloscópicas Externas, do Instituto de Identificação da PCDF, Venceslau Franco.

Importante lembrar que a primeira via da carteira de identidade no Distrito Federal é gratuita. Ou seja, se o cidadão tiver identidade em outra unidade da Federação, terá gratuidade da primeira via no DF.

Para a segunda via do documento haverá cobrança de R$ 42, salvo em casos de isenção (veja ao final). Para o pagamento, o interessado deverá depositar o valor na agência nº 100, conta corrente nº 013.094-8, do Banco de Brasília (BRB).

A movimentação financeira deverá ser feita diretamente no caixa ou por meio de transferência eletrônica no terminal de autoatendimento, em nome do Fundo de Modernização, Manutenção e Reequipamento da Polícia Civil (FUNPCDF).

Segurança sanitária

Para proteção dos papiloscopistas e da população, serão aplicados os protocolos sanitários, como uso de máscara e álcool gel, e organização para que não haja aglomeração.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

“Será feita a organização do espaço, de modo que não haja aglomeração de pessoas no mesmo ambiente, como preconizam os procedimentos indicados por órgãos oficiais de saúde. O ônibus do Instituto comporta o atendimento de até quatro pessoas simultaneamente, mas, devido aos protocolos de distanciamento, haverá dois guichês em funcionamento”, ressalta Franco.

A isenção de taxa de emissão será permitida nos seguintes casos:

– Deficientes, independentemente de rendimentos

– Pessoas carentes, uma única vez, caso a renda mensal não seja superior a um salário mínimo

– Quem teve o documento roubado, desde que tenha sido instaurado inquérito policial após o registro da ocorrência

– Idosos, quando for necessária a impressão da expressão “Maior de 65 anos”

– Aqueles que tiveram a carteira de identidade expedida com erro de transcrição de dados ou de digitação

*Com informações da SSP-DF