17/02/2022 às 19:40

Biólogos do GDF ajudam na localização de onça no Altiplano Leste

Câmeras de monitoramento foram instaladas numa fazenda para encontrar o animal

Por Agência Brasília* | Edição: Saulo Moreno

Em auxílio ao Batalhão da Polícia Militar Ambiental (BPMA), agentes do programa de voluntariado da Unidade de Fauna (Ufau) do Instituto Brasília Ambiental, os biólogos Wericles Ribeiro dos Santos e Erika Aparecida Oliveira Guedes, ajudaram nesta quinta-feira (17), na tentativa de localização de uma onça dentro de uma fazenda, no Altiplano Leste. Foram instaladas câmeras de monitoramento para possível localização do animal.

Câmeras instaladas por agentes do programa de voluntariado da Unidade de Fauna (Ufau) do Instituto Brasília Ambiental devem auxiliar na localização da onça que atacou animais domésticos em fazendas no Altiplano Leste | Fotos: Divulgação/Brasília Ambiental

Em contato com o BPMA, um fazendeiro relatou que animais estavam sendo atacados na propriedade, possivelmente por uma onça. Dois proprietários de chácaras vizinhas confirmaram a presença do animal, alegando que também foram vítimas da onça. O batalhão pediu apoio ao Brasília Ambiental, e o instituto forneceu auxílio com as armadilhas fotográficas na operação.

A Unidade de Fauna do instituto esclarece que o animal em questão é uma onça-parda, também conhecida como suçuarana. Quando adulta, pode alcançar até um 1,20 metro de comprimento e pesar mais de 70 kg. É muito ágil, conseguindo subir com facilidade em árvores. O BPMA continua não medindo esforços para registrar a presença da onça e realizar sua captura.

Recomendações

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Para quem reside próximo a matas, o órgão ambiental recomenda, para manter uma boa “convivência” com animais predadores, não caçá-los, usar cercas para evitar que animais domésticos entrem na mata e recolher desses animais ao anoitecer. Também é aconselhado desfazer-se corretamente dos corpos de animais mortos, a fim de impedir que sejam devorados por felinos e eles criem a tendência de consumi-los. E ainda evitar se aproximar, ao avistar um animal desse tipo.

Até o fechamento desta edição, o animal ainda não tinha sido encontrado.


*Com informações do Brasília Ambiental