18/02/2022 às 18:57

A história da capital em fotos no Espaço Oscar Niemeyer

Imagens do acervo do Arquivo Público do DF compõem mostra que conta a jornada de 66 anos da Novacap em sua missão de construir e desenvolver Brasília

Por Agência Brasília* | Edição: Renata Lu

O acervo fotográfico do Arquivo Público do Distrito Federal (ArPDF) é uma das joias geridas pelo órgão. Por meio dele, são realizadas pesquisas da história da cidade e seus ilustres personagens. Como guardião desses momentos, o ArPDF incentiva a promoção de exposições e amostras que se relacionam com a história de Brasília.

Exemplo dessa iniciativa do Arquivo Público está na exposição aberta na última sexta-feira (11) no Espaço Oscar Niemeyer (EON), na Praça dos Três Poderes, Bloco J. O espaço reabriu as portas para visitação pública com uma exposição para homenagear os 66 anos da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap). Na mostra, muitas fotos pertencentes ao acervo do ArPDF.

Intitulada Novacap, Construtora de Monumentos, a exposição percorre a linha do tempo do órgão, cuja história se confunde com a criação de Brasília. Em sua composição, várias fotos do acervo do Arquivo Público revelam toda a trajetória da epopeia da construção de Brasília.

O Espaço Oscar Niemeyer reabriu suas portas para visitação pública com uma exposição em homenagem aos 66 anos da Novacap | Foto: Arquivo Público do DF

Para o superintendente do ArPDF, Adalberto Scigliano, que esteve na solenidade de abertura da exposição, “é uma satisfação muito grande poder ver o Arquivo Público do DF colaborando para o êxito desse tipo de amostra”.

“A nossa instituição vem fazendo parcerias e acordos de cooperação técnica com órgãos e autarquias do DF para que possamos promover esse tipo de ação. Com isso, ganha o governo, ganha o ArPDF e, principalmente, a população que terá a história de Brasília a sua disposição”, diz Adalberto.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

A exposição, além de fotos do acervo do ArPDF, terá objetos e maquinários históricos da empresa, registros funcionais de trabalhadores, plantas e maquetes. “A prioridade é retratar a Novacap em três tempos: como uma empresa orgulhosa do seu passado, mas também comprometida com o presente e o futuro da capital”, sintetiza o assessor especial da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec), Felipe Ramón, que assina a curadoria da mostra junto à gerente de acervo da Secretaria do Patrimônio Cultural, Aline Ferrari.

*Com informações do Arquivo Público do DF