21/02/2022 às 10:54, atualizado em 21/02/2022 às 10:55

Caravana do Empreendedor marca presença em Santa Maria

Objetivo é ampliar orientações sobre o Programa de Apoio ao Empreendimento Produtivo

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

[Olho texto=”“A iniciativa de levar atendimento e soluções aos empreendedores e empreendedoras realça o compromisso do governo com a geração de emprego e renda em nossas cidades” ” assinatura=” – Leonardo Mundim, diretor de Regularização Social e Desenvolvimento Econômico da Terracap” esquerda_direita_centro=”direita”]

A partir desta terça-feira (22), a Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap) estará presente na Caravana do Empreendedor, promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) em Santa Maria. O objetivo é levar ao empresariado local orientações acerca das novas licitações públicas do Programa de Apoio ao Empreendimento Produtivo (Desenvolve-DF) que dão acesso aos terrenos da Terracap pelo modelo de Concessão de Direto Real de Uso (CDRU).

O evento, que fica até sexta-feira (25) na área do Ginásio Poliesportivo, ao lado da Administração Regional de Samambaia, também, comemora o aniversário de 29 anos da cidade.

Por meio da Caravana do Empreendedor, empresários têm acesso aos caminhos do Desenvolve-DF | Foto: Divulgação/Terracap

“A iniciativa de levar atendimento e soluções aos empreendedores e empreendedoras realça o compromisso do governo com a geração de emprego e renda em nossas cidades”, ressalta o diretor de Regularização Social e Desenvolvimento Econômico da Terracap, Leonardo Mundim.

Além do atendimento pessoal, os empreendedores poderão participar da palestra Tira-dúvidas – Desenvolve-DF, ministrada pela gerente de Desenvolvimento Econômico da Terracap, Patrícia Arantes, na quinta-feira (24), às 18h30.

A gestora abordará o passo a passo de como pleitear um terreno nas licitações do Desenvolve-DF, desde como participar do processo licitatório, passando pelo pedido de inclusão de lotes em edital, prazos, caução, lance, taxas de retribuição e vantagens no novo modelo.

O programa

O Desenvolve-DF, conduzido em parceria com a SDE, propõe a atração de investimentos para a cidade em moldes diferentes aos praticados no passado, substituindo o antigo Pró-DF. O certame dá acesso a imóveis da Terracap por meio da licitação pública da CDRU, com preço menor que o das concessões ordinárias, a partir do compromisso da geração e manutenção de empregos.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

De acordo com o novo programa, o vencedor da licitação fará jus à CDRU, por escritura pública registrada no cartório imobiliário, com prazo de cinco a 30 anos, renováveis por mais 30. Tal prazo será escolhido pelo próprio empresário.

Para tanto, o vencedor pagará à Terracap uma taxa de retribuição mensal, que tem o piso licitatório de 0,16% sobre o valor da avaliação da terra nua, após um período de carência destinado à implantação do empreendimento. O rito é similar ao de uma licitação ordinária da Terracap, com classificação preliminar do licitante que ofertar o maior valor para a concessão mensal.

A SDE orienta que, para evitar aglomerações, o atendimento deve ser agendado pelo WhatsApp (61) 99317-6542. Mais informações sobre a programação da Caravana do Empreendedor podem ser obtidas no site da secretaria.

 

* Com informações da Terracap