22/02/2022 às 18:18, atualizado em 22/02/2022 às 18:19

GDF participa de plantio de árvores da embaixada de Israel e celebra paz

Bahrein, Marrocos e Emirados Árabes também plantaram oliveiras no Jardim Botânico de Brasília em comemoração aos acordos de Abraão, tratado assinado entre os países em 2020

Por Agência Brasília* | Edição: Renata Lu

A Embaixada de Israel realizou um plantio de oliveiras no Jardim Botânico de Brasília (JBB), nesta terça-feira (22), para celebrar os Acordos de Abraão, assinados em 15 de setembro de 2020, na Casa Branca, em Washington, Estados Unidos. O tratado de paz entre Israel, Bahrein, Emirados Árabes e Marrocos marca as relações diplomáticas entre países do Oriente Médio, com o objetivo de trazer prosperidade, segurança e estabilidade para todos.

Os Acordos de Abraão marcam as relações diplomáticas entre países do Oriente Médio, com o objetivo de trazer prosperidade, segurança e estabilidade para todos| Foto: Divulgação/EAI

A chefe do Escritório de Assuntos Internacionais do Governo do Distrito Federal (EAI/GDF), Renata Zuquim, participou do plantio e celebrou a iniciativa. “É muito importante que os países cooperem em busca de paz e desenvolvimento. Unir as diferentes culturas em prol do bem comum é justamente o que buscamos por meio do EAI ao cultivarmos relações diplomáticas com as mais de 130 embaixadas presentes em território brasiliense”, afirma.

[Olho texto=”“Estamos celebrando a paz em nossa região, a prosperidade, mas também os laços humanos. Temos todo o potencial para ter uma região mais próspera ainda, destacou o embaixador do Marrocos, Nabil Adghoghi”” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

O embaixador de Israel, Daniel Zonshine, convidou para a cerimônia os embaixadores dos Emirados Árabes, Saleh Alsuwaidi,  do Bahrein, Bader Abbas Hasan, e do Marrocos, Nabil Adghoghi, além do GDF. Também prestigiou o evento a diretora adjunta do JBB, Lenise Gomes.

Para Zonshine, os Acordos de Abraão iluminam uma nova realidade no Oriente Médio. “Os acordos estão fortalecendo os laços entre nações e povos, estabelecendo relações calorosas entre os líderes nacionais e suas sociedades, que crescem dia após dia, exponencialmente”, acredita.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Representando os embaixadores convidados, o embaixador Nabil Adghoghi destaca a importância dos Acordos de Abraão. “Estamos celebrando a paz em nossa região, a prosperidade, mas também os laços humanos. Temos todo o potencial para ter uma região mais próspera ainda”, finaliza o representante marroquino.

Para quem quiser apreciar as oliveiras plantadas durante a cerimônia no JBB, elas estão localizadas no Jardim Bíblico da Praça de Israel, na Alameda das Nações e dos Estados, ao lado do anfiteatro.

*Com informações do Escritório de Assuntos Internacionais