22/02/2022 às 12:46

GDF reforça solidariedade à população de Petrópolis (RJ)

Governo assina Termo de Cooperação Técnica com a Frente Nacional de Prefeitos para ajudar a cidade fluminense devastada pelas chuvas

Por Lucíola Barbosa, da Agência Brasília | Edição: Chico Neto

Na manhã desta terça (22), representando o governador Ibaneis Rocha, o vice-governador Paco Britto participou, por videoconferência, da reunião extraordinária da diretoria da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) para prestar solidariedade ao município de Petrópolis (RJ). Com as fortes chuvas da última semana, a cidade foi atingida por uma catástrofe que resultou em centenas de mortos.

No encontro virtual, foi assinado um Termo de Cooperação Técnica com o intuito de facilitar a colaboração dos municípios associados à FNP para ajudar a cidade fluminense com ações emergenciais. A meta é buscar recursos e investimentos para a reconstrução de Petrópolis.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Paco ressaltou a disponibilidade e o apoio do Governo do Distrito Federal (GDF) frente à situação. “Estamos à disposição”, resumiu. “Em tudo que decidirem, estaremos juntos com vocês, para diminuir um pouco a dor das pessoas de Petrópolis”.

Bombeiros

[Olho texto=”“As cidades brasileiras precisam se dar as mãos” ” assinatura=”            – Edvaldo Nogueira, prefeito de Aracaju (SE)” esquerda_direita_centro=”direita”]

No último sábado (19), o GDF enviou a Petrópolis uma equipe da missão de busca e salvamento do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF). Do grupo fizeram parte dez militares, quatro cães farejadores e três viaturas para poder auxiliar a população. Os militares continuam na região.

Presidente da FNP, o prefeito de Aracaju (SE), Edvaldo Nogueira, agradeceu o apoio do GDF e prestou solidariedade ao prefeito de Petrópolis, Rubens Bontempo, ressaltando o potencial histórico da cidade fluminense.

“As cidades brasileiras precisam se dar as mãos”, disse Edvaldo. “Esse convênio é um passo importante. Com essa ação solidária, estamos construindo alternativas, pois precisamos tomar medidas para que os impactos na natureza sejam menores.”

Além dos representantes do GDF, participaram da reunião extraordinária prefeitos de capitais estaduais. Esse foi o primeiro acordo de cooperação interfederativa adotado em situação de catástrofe.