23/02/2022 às 12:58, atualizado em 23/02/2022 às 19:40

Parceria prevê mais eficiência na oferta de energia no DF

Secretarias do GDF atuam junto a concessionária para ampliar atendimento à população

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

[Olho texto=”Adoção de medidas foi alinhada entre as secretarias de Governo e de Cidades com a Neoenergia” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

A Secretaria de Governo (Segov) recebeu, da Neoenergia Brasília, a proposta de assinatura de um termo de parceria para formalizar iniciativas já adotadas pela empresa na prestação de serviços à população e alinhar estratégias de atuação junto às administrações regionais. A parceria é fruto do alinhamento de ações ao longo dos últimos meses entre a Segov, por meio da Secretaria Executiva das Cidades (Secid), e a empresa.

Secretário de Governo, José Humberto Pires (C),  pediu reforço nas ações | Foto: Divulgação/Segov

“As medidas adotadas são positivas, e a assinatura da parceria é bem-vinda”, disse o secretário de Governo, José Humberto Pires de Araújo, que solicitou reforço nas ações e investimentos  para melhoria do fornecimento de energia elétrica nas áreas mais distantes da zona central de Brasília e que necessitam de mais assistência na prestação de serviços.

Um dos pontos a serem oficializados no termo é a disponibilização das unidades móveis de atendimento nas regiões administrativas (RAs), oferecendo à população serviços técnicos e comerciais como parcelamento de débitos, solicitação de danos elétricos, troca de titularidade e ligação nova, entre outros.

Atendimento

As unidades funcionam de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 17h, em pontos de grande circulação nas cidades. De dezembro de 2021 até agora, 21 RAs já receberam os serviços de atendimento móvel. A projeção é que as unidades fiquem fixas por uma semana nas cidades programadas.

Outra ação de reforço no atendimento ao cliente a ser formalizada é a disponibilização de um colaborador da Neoenergia Brasília dentro das administrações regionais. Atualmente, 11 cidades já contam com um funcionário da empresa: Plano Piloto, Santa Maria, Ceilândia, Sobradinho, Sobradinho II, Riacho Fundo, Estrutural, Brazlândia, Jardim Botânico, Arniqueira e Taguatinga. O objetivo é que todas as 33 administrações regionais tenham um colaborador em suas sedes para atendimento à comunidade.

O terceiro ponto a constar na parceria é a eficientização da iluminação nas edificações dos órgãos públicos do Governo do Distrito Federal (GDF), com a troca de lâmpadas antigas por LED. A gerente de relações institucionais da Neoenergia Brasília, Juliana Pimentel, lembra que essa medida está incluída no programa de eficiência energética da empresa e vai gerar economia para o DF.

Prestação de contas

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Durante a reunião ocorrida no Palácio do Buriti, a Neoenergia apresentou as ações de investimentos e manutenção feitos a partir de março de 2021. Dados mostram R$ 198 milhões investidos em melhorias, modernização e renovação da rede elétrica. Parte expressiva foi direcionada a novas tecnologias, na busca por proporcionar inteligência à rede elétrica.

De acordo com os números mostrados, foram instalados 271 religadores automáticos e implantados 70 esquemas de self-healing –inovação tecnológica capaz de isolar um defeito e restabelecer, automaticamente, o fornecimento de energia aos clientes desligados, beneficiando em torno de 827 mil pessoas.

As subestações de energia receberam melhorias – as 41 unidades existentes passaram por quatro ciclos de inspeção ao longo de 2021, resultando na troca de diversos dispositivos com defeito e na substituição de 44 disjuntores que estavam em fim de vida útil. Mais de 13 mil km de redes e linhas foram inspecionados, tendo sido efetuadas mais de 37 mil podas de árvores. Além disso, houve a substituição de mais 100 km de rede depreciada.

 

*Com informações da Secretaria de Governo