25/02/2022 às 19:45, atualizado em 25/02/2022 às 21:21

Clínica de cirurgia plástica é interditada pela Vigilância Sanitária

Estabelecimento é reincidente na realização de trabalhos não autorizados. Responsável foi levado para prestar esclarecimentos na delegacia

Por Agência Brasília* | Edição: Rosualdo Rodrigues

Auditoras da Vigilância Sanitária (Visa) interditaram novamente, na manhã desta sexta-feira (25), clínica de cirurgia plástica que não tinha autorização para a realização de procedimentos cirúrgicos mais complexos. Os servidores estavam acompanhados pela gerente de Risco em Serviços de Saúde da pasta, Fabiana de Mattos Rodrigues, e por agentes da Polícia Civil. A responsável pelo estabelecimento foi encaminhada à Delegacia da Coordenação de Repressão aos Crimes Contra o Consumidor, a Ordem Tributária e a Fraudes, para prestar esclarecimentos.

A Vigilância Sanitária realiza fiscalizações periódicas por meio do Programa de Inspeção em Clínicas de Cirurgia Plástica | Foto: Geovana Albuquerque/Agência Saúde-DF

[Olho texto=” “As clínicas precisam saber que o Programa de Inspeção Sanitária em Clínicas de Cirurgia Plástica está em pleno funcionamento e vai seguir tomando medidas enérgicas com os serviços que não se adéquam à legislação”, ressalta a gerente de Risco em Serviços de Saúde, Fabiana de Matos ” assinatura=”” esquerda_direita_centro=””]

No boletim de ocorrência, foi registrada a quebra da interdição, considerada crime de desobediência. O caso será apurado pela Polícia Civil. As auditoras da Visa emitiram os termos fiscais sanitários, relatando todos os indícios de quebra de interdição verificados na ação. A clínica recebeu auto de infração e responderá a processo administrativo sanitário.

Reincidência

A clínica autuada mais uma vez já tinha sido interditada em outubro do ano passado, durante fiscalização periódica da Vigilância Sanitária do Distrito Federal. O controle desses estabelecimentos ocorre por meio do Programa de Inspeção em Clínicas de Cirurgia Plástica, coordenado pela Gerência de Risco em Serviços de Saúde (GRSS).

Na ocasião, a clínica, localizada na Asa Sul, ficou interditada até a resolução das inconformidades encontradas. Em janeiro deste ano, após o cumprimento de algumas exigências, a clínica foi parcialmente desinterditada. O estabelecimento recebeu autorização para realizar apenas determinados procedimentos cirúrgicos simples e com utilização de anestesia local.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Porém, após denúncia, na manhã desta sexta-feira (25), durante a fiscalização, foi comprovado que o estabelecimento não cumpria o que havia sido determinado. “As clínicas precisam saber que o Programa de Inspeção Sanitária em Clínicas de Cirurgia Plástica está em pleno funcionamento e vai seguir tomando medidas enérgicas com os serviços que não se adéquam à legislação e insistem em colocar os pacientes em risco”, ressaltou a gerente Fabiana.

*Com informações da Secretaria de Saúde do DF