25/02/2022 às 19:56

Inscrições para os cursos do Itinerário de Formação Técnica e Profissional

Matrícula deve ser feita de 7 a 9 de março, na unidade onde o curso escolhido será realizado

Por Agência Brasília* | Edição: Saulo Moreno

Já está disponível no site da Secretaria de Educação do DF o resultado das inscrições para os cursos do Itinerário de Formação Técnica e Profissional (IFTP) para os estudantes da 1ª série do Novo Ensino Médio. Mesmo já sendo estudante da rede pública, os contemplados precisam fazer matrícula nas unidades de ensino onde irão fazer o curso.

Arte: Secretaria de Educação do DF

A efetivação da matrícula deve ser feita na unidade onde o curso escolhido será realizado, de 7 a 9 de março, no horário comercial. As aulas começam nos dias 10 ou 11 de março, conforme a unidade em que o curso será realizado.

Onde deve ser feita a matrícula conforme o itinerário escolhido

Os estudantes devem prestar atenção ao dia de oferta dos cursos nos locais onde vão ocorrer as aulas. Dias, horários e turnos devem ser exatamente os mesmos da oferta do itinerário na escola.

Documentos para a matrícula

Para efetivar a matrícula, o estudante deverá apresentar original e cópia dos seguintes documentos:

? Carteira de Identidade
? CPF
? Declaração de escolaridade
? Comprovante de residência
? Certidão de nascimento ou de casamento
? Duas fotos 3×4
? Carteira de identidade do responsável legal
? CPF do responsável legal

Fiquem atentos

– Foram ofertadas 1.044 vagas em 12 cursos, todas para o período diurno (manhã ou tarde) nas 14 regionais de ensino.

– Quem não se inscreveu terá nova oportunidade em breve. Nos próximos dias, a Secretaria de Educação irá divulgar a abertura das inscrições para as vagas remanescentes, ou seja, aquelas que sobraram.

Itinerários Formativos

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

– Os Itinerários Formativos (IFs) são a parte flexível do currículo do Novo Ensino Médio. Neste momento os estudantes podem selecionar as disciplinas oferecidas pela escola, de acordo com o que planejam para sua vida acadêmica ou profissional. Eles proporcionam o aprofundamento de conhecimentos, o apoio aos estudantes na construção de seus projetos de vida e o protagonismo juvenil.

– Os IFs são ofertados por meio de unidades curriculares, divididas nas seguintes categorias: eletivas livres, eletivas orientadas, projeto de vida, projetos interventivos e língua espanhola. O estudante pode, ainda, optar por formação técnica e profissional.

– A dinâmica do Novo Ensino Médio permite que o itinerário seja feito pelo estudante onde houver a oferta – seja em uma unidade da rede pública ou via parcerias -, e não necessariamente no espaço físico de sua escola.

Visite a página do Novo Ensino Médio e conheça todas as mudanças.

*Com informações da Secretaria de Educação do DF