27/02/2022 às 17:08, atualizado em 27/02/2022 às 17:28

Brasília, mais uma vez, será sede dos Jogos Universitários Brasileiros

Cidade recebe novamente os JUBs, evento que movimentou cifra superior a R$ 12 milhões em 2021

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

[Olho texto=”“A capital federal mostrou extraordinárias condições na recepção da edição de 2021, e, mesmo durante a pandemia, o evento foi um enorme sucesso” ” assinatura=” – Luciano Cabral, presidente da Confederação Brasileira de Desporto Universitário” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Com apoio do Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Secretaria de Esporte e Lazer (SEL), e do governo federal, pelo Ministério da Cidadania, Brasília vai receber, pelo segundo ano consecutivo, os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs). A nova edição da maior competição universitária da América Latina, marcada para a segunda quinzena de setembro de 2022, tem tudo para repetir o sucesso do evento realizado no ano passado.

“Receber milhares de atletas aqui na edição do ano passado teve um significado muito grande para nós, porque marcou a reabertura da nossa cidade para o recebimento de grandes eventos esportivos nacionais e internacionais”, afirma a secretária de Esporte e Lazer, Giselle Ferreira. “Por determinação do nosso governador Ibaneis Rocha, após meses de muito trabalho e comprometimento, conseguimos entregar um evento incrível, que já entrou para a história do esporte do DF.”

O titular da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania, Marcelo Magalhães, entre a secretária de Esporte, Giselle Ferreira, e o presidente da CBDU, Luciano Cabral: . “Temos certeza de que, a exemplo de outras edições, os Jogos Universitários Brasileiros deste ano em Brasília serão um sucesso” | Foto: Divulgação/SEL

O presidente da Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU), Luciano Cabral, comemora a novidade: “É uma honra anunciar que os Jogos Universitários Brasileiros serão sediados em Brasília novamente. A capital federal mostrou extraordinárias condições na recepção da edição de 2021, e, mesmo durante a pandemia, o evento foi um enorme sucesso”.

Celeiro de atletas

Nesta semana ocorreu a reunião que confirmou, mais uma vez, o nome de Brasília como sede do evento. Além da SEL e da CBDU, organizadora da iniciativa, estiveram presentes representantes do Ministério da Cidadania e a deputada federal Celina Leão. “Temos certeza de que, a exemplo de outras edições, os Jogos Universitários Brasileiros deste ano em Brasília serão um sucesso”, reforçou o titular da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania, Marcelo Magalhães.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

“Acredito que Brasília, como capital do país e celeiro de grandes atletas, volta a ocupar seu espaço dentro da rota dos grandes eventos esportivos”, ressaltou a deputada federal Celina Leão. “Ter a oportunidade de receber pelo segundo ano seguido os jogos universitários, competição que já revelou tantos talentos, confirma que estamos caminhando na direção certa.”

Em 2021, a 68ª edição do JUBs trouxe cerca de 4,5 mil pessoas, entre atletas, comissão técnica, voluntários e profissionais de organização de todo o Brasil, chegando a movimentar mais de R$ 12 milhões na cadeia econômica local. Durante oito dias, estudantes de 400 instituições atuaram na área de esportes tradicionais, eletrônicos e adaptados de 26 modalidades diferentes. Antes do ano passado, a última vez que a cidade havia recebido o evento foi em 2006.

O governador Ibaneis Rocha também destaca a hospitalidade da população do DF: “Vamos receber os atletas de braços abertos e com muito entusiasmo. É um orgulho para o DF sediar mais uma edição do JUBs pelo segundo ano consecutivo. Temos uma população que gosta e vibra com esportes e mostrou isso no ano passado”.

*Com informações da Secretaria de Esporte e Lazer