27/02/2022 às 14:00, atualizado em 27/02/2022 às 14:27

Força-tarefa vistoria 82 comércios e flagra desrespeito aos protocolos

Foram aplicadas 31 multas por aglomeração e 32 por poluição, além de 25 interdições. As principais ações ocorreram no Gama, na Asa Norte, em Ceilândia e Sobradinho

Por Adriana Izel, da Agência Brasília | Edição: Claudio Fernandes

Com o intuito de garantir o cumprimento do Decreto nº 42.898 (que proíbe a realização de festas e eventos carnavalescos) e coibir aglomerações em meio à pandemia, as forças de segurança e os órgãos do GDF estão nas ruas desde sexta-feira (25) fiscalizando áreas públicas e estabelecimentos comerciais.

Um bar na 201 Norte foi interditado pela fiscalização por infringir as normas dos decretos; o local ficará 15 dias fechado e terá que pagar multa de R$ 4 mil | Fotos: Joel Rodrigues/Agência Brasília

[Olho texto=”“São ações de fiscalização, principalmente, de eventos carnavalescos, seja em área pública, seja em área privada, porque os eventos de Carnaval estão proibidos, mesmo que sejam realizados em bares e restaurantes”” assinatura=” – Francinaldo Oliveira, subsecretário de Fiscalização de Atividades Econômicas da DF Legal” esquerda_direita_centro=”direita”]

“São ações de fiscalização, principalmente de eventos carnavalescos, seja em área pública, seja em área privada, porque os eventos de Carnaval estão proibidos mesmo que sejam realizados em bares e restaurantes. O estabelecimento que insistir [na realização dos eventos carnavalescos] será multado. Se houver aglomeração, corre o risco de ser interditado”, explica o subsecretário de Fiscalização de Atividades Econômicas da DF Legal, Francinaldo Oliveira. “Se o show ou o evento não tiver característica de carnaval, ele pode acontecer, desde que seja gratuito e observe os protocolos sanitários”.

No sábado (26), segundo dia de força-tarefa, houve 82 vistorias em estabelecimentos comerciais. Foram aplicadas 31 multas por motivos de aglomeração e falta de protocolo, além de , 25 interdições por descumprimento dos decretos de combate à covid-19. Por poluição sonora, foram multados 32 estabelecimentos .

As principais ações ocorreram no Gama, na Asa Norte, em Ceilândia e Sobradinho. Na Asa Norte, as equipes passaram por estabelecimentos nas quadras 201, 206, 408, 211 e 215. Um bar na 201 Norte foi interditado por infringir as normas dos decretos. O local ficará 15 dias fechado, e os proprietários terão que pagar uma multa de R$ 4 mil.

[Olho texto=”Durante a força-tarefa, a Polícia Militar registrou 618 ocorrências, apreendeu quatro armas de fogo, mais de 18 quilos de maconha, 100 gramas de cocaína, além de dez comprimidos de Rohypnol, 276 comprimidos de ecstasy e algumas porções de crack ” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

“Tinha muitas pessoas em pé dançando, sem [fazer] uso de máscaras; não havia álcool [em gel] disponível para a quantidade de pessoas. No momento da pandemia, todos os estabelecimentos têm que ter responsabilidade não só com os seus, mas com os clientes que utilizam e podem se contaminar”, afirma o auditor do DF Legal, Admar Menezes.

Abordagens

Ainda durante a força-tarefa, a Polícia Militar registrou 618 ocorrências, apreendeu quatro armas de fogo, mais de 18 quilos de maconha e 100 gramas de cocaína, além de dez comprimidos de Rohypnol, 276 comprimidos de ecstasy e algumas porções de crack. Foram empregados 655 policiais militares na operação.

Polícia Militar nas ruas na noite de sábado (26): força-tarefa do GDF segue até terça-feira (1º/3)

Ao todo, foram flagrados 198 condutores alcoolizados, por meio de ações da PMDF e do Departamento de Trânsito do DF (Detran). As duas forças autuaram, ainda, 58 condutores inabilitados, três motoristas com a habilitação vencida e um com o direito de dirigir suspenso.

O Detran também registrou mais 72 ocorrências de infrações diversas, como veículo não licenciado, falta de equipamento obrigatório e problemas na parte elétrica. Ao todo, foram 16 veículos removidos ao depósito. O Detran atuou com 50 agentes de trânsito em pontos de bloqueio em Taguatinga, Ceilândia, Sobradinho e Asa Sul.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Ação

A força-tarefa de Carnaval segue até terça-feira (1º/3). Participam de forma integrada as secretarias de Segurança Pública (SSP), de Proteção da Ordem Urbanística (DF Legal) e de Transporte e Mobilidade (Semob), além das polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros, Detran, Brasília Ambiental, Procon e Vigilância Sanitária.

As ações ocorrem simultaneamente nas áreas monitoradas por seis comandos de policiamento regional (CPRs), sempre das 18h às 2h. Além da força-tarefa, a DF Legal tem feito outras operações durante o feriado no período da manhã e da tarde, com mais seis equipes.

*Com informações da SSP

Força-tarefa vistoria 82 comércios e flagra desrespeito aos protocolos