01/03/2022 às 16:50, atualizado em 02/03/2022 às 12:43

Em São Sebastião, núcleo rural recebe melhorias

Equipes do GDF Presente, com parcerias, atuam na região consertando estragos das recentes chuvas

Por Rafael Secunho, da Agência Brasília | Edição: Chico Neto

Área de São Sebastião onde moram cerca de 500 famílias, o Núcleo Rural Aguilhada tem sofrido um bocado com as chuvas. Fortes enxurradas e erosões formaram atoleiros nas estradas de terra da região. É lá que o governo vem trabalhando há duas semanas para levar mobilidade e conforto à população.

Estradas da região foram recuperadas com empenho das equipes do programa do DF | Fotos: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

O produtor Wagner Costa comemora a ação: “Agora, com as máquinas na pista, já melhorou 100%”

[Olho texto=”“Teve governo que nem passava por aqui, mas agora a gente vê que as máquinas estão trabalhando” ” assinatura=” – Sebastião Neto, morador do Núcleo Rural Aguilhada” esquerda_direita_centro=”direita”]

Morador do bairro Cachoeirinha, no núcleo rural, o aposentado e produtor Wagner Costa, 59, conta que a situação chegou a ficar tensa. “Teve uma semana em que ficamos ilhados”, lembra. “Os três acessos de saída estavam alagados, sem a menor condição de passar os carros. Agora, com as máquinas na pista, melhorou 100%. Estamos mais aliviados”.

Há sete anos morador do Aguilhada, Sebastião Neto, 43, pontua: “A nossa área rural é uma das maiores do DF, e a carência é grande. Teve governo que nem passava por aqui, mas agora a gente vê que as máquinas estão trabalhando”.

Além de beneficiar motoristas que trafegam por ali, o serviço também torna mais confortável as viagens de ônibus na linha recentemente implantada pela Sociedade de Transportes Coletivos de Brasília (TCB) .

Escoamento de água

O nivelamento das estradas não pavimentadas esteve antes no bairro 1º de julho. Os esforços se concentraram no Cachoeirinha, onde 4 km de pistas foram renovadas. Os serviços incluem a execução de bolsões para o escoamento da água, a construção de “peitos de pombo” (quebra-molas feitos de terra) e a terraplanagem das pistas com cascalho. Cerca de 100 caminhões com o material foram utilizados nas vias do bairro.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

“Estamos fazendo essa recuperação em vários pontos do Distrito Federal”, informa o secretário-executivo de Agricultura, Luciano Mendes. “No Aguilhada, esse trabalho é fundamental para garantir também a passagem da produção rural e atender a duas escolas [Escola Classe Aguilhada e Centro de Ensino Fundamental Nova Betânia.”

A recuperação das vias não pavimentadas é feita pelo programa GDF Presente, em parceria com Secretaria de Agricultura, Departamento de Estradas de Rodagem, Novacap e  Administração Regional de São Sebastião.

De acordo com o administrador Regional de São Sebastião, Alan Valim, a cada seis meses são recuperados em torno de 100 km de estradas na área rural da cidade. “Conversamos sempre com a Seagri, o DER e o GDF Presente para planejar esse nivelamento das pistas”, relata. “Estamos começando pelas vias onde os ônibus escolares e comuns passam, mas a nossa meta é recuperar todos os trechos”.

Mobilidade ganha reforço em núcleo rural de São Sebastião