03/03/2022 às 16:07

Painéis de Athos Bulcão no aeroporto estão bem-conservados, avaliam fiscais

Fiscalização constatou que apenas a obra de metal, na parede posterior do terraço do Aeroshopping, demandará ação corretiva e preventiva por apresentar corrosão

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

[Olho texto=”Obras, que compõem a paisagem urbana de Brasília, estão protegidas pelo tombamento desde 2009″ assinatura=” ” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

A primeira ação de fiscalização efetuada em 2022 pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec), sobre o estado de conservação das obras de arte e arquitetura tombadas no Distrito Federal, apresenta um resultado positivo: os painéis de Athos Bulcão no Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek tiveram confirmadas as boas condições.

Considerado de rotina, o procedimento fiscalizatório foi executado pela Diretoria de Preservação (Dipres) da Subsecretaria de Patrimônio Cultural (Supac) da Secec, já que a obra de Athos Bulcão está protegida por tombamento desde 2009, devido à sua importância na identidade da paisagem urbana de Brasília.

Rotina da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, fiscalização visa à proteção do patrimônio da cidade | Foto: Divulgação/Secec

Peças artísticas

O Aeroporto Internacional JK abriga três painéis de Athos Bulcão, dos quais dois são de azulejos e um de metal, colocados em diferentes dependências à vista dos milhares de passageiros que por ali passam diariamente.

Os dois painéis em azulejos foram feitos sob encomenda, em 1993. O primeiro, na Sala de Espera Nacional, é composto por azulejos estampados em amarelo e laranja. Já o localizado na Sala de Espera Internacional é todo em azul e verde. Ambos revestem as faces convexas de paredes curvas.

O painel em metal, que data de 2003, atualmente fica na parede posterior do terraço do Aeroshopping. É de grandes proporções, formado pela sequência de elementos verticais em chapa de aço perfurada e dobrada pintados com tinta automotiva nas cores azul, verde, amarelo, rosa e marrom. Os diferentes padrões de chapas estão dispostos de forma intercalada e aleatória. Em conjunto, geram uma composição abstrata, marcada pelo ritmo horizontal dinâmico e pela variedade cromática.

Fiscalização e prevenção

[Olho texto=”“O monitoramento é uma das ferramentas mais efetivas da conservação preventiva” ” assinatura=” – Aquiles Brayner, subsecretário de Patrimônio Cultural” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

A fiscalização constatou que os primeiros painéis estão bem-conservados, necessitando apenas que seja observado o distanciamento das cadeiras colocadas próximas, para evitar danos futuros. Já o painel de metal apresenta início de corrosão em algumas partes, o que demandará ação corretiva e preventiva.

A Secec vai encaminhar à Inframérica, responsável pelo aeroporto, junto aos laudos de vistoria, o Manual de Conservação Preventiva para Obras de Athos Bulcão, elaborado pela Gerência de Conservação e Restauro, para fornecer diretrizes práticas de manutenção e conservação das obras.

“O monitoramento é uma das ferramentas mais efetivas da conservação preventiva, pois é o momento metodológico em que acontece o diagnóstico do bem, a identificação dos danos existentes e dos danos potenciais, visando embasar a elaboração de um plano de conservação curativa que prolongue a existência do bem”, afirma o subsecretário de Patrimônio Cultural, Aquiles Brayner. Ele ressalta que a fiscalização contribui para a manutenção da paisagem urbana protegida.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Esse procedimento estabelece relações imprescindíveis entre os órgãos fiscalizadores, os proprietários e a comunidade, pois as trocas de conhecimento e de informação, bem como o compartilhamento de funções e de responsabilidades, auxiliam na manutenção da integridade e na perpetuação do patrimônio por mais gerações, estreitando as parcerias necessárias para preservação efetiva do patrimônio cultural.

*Com informações da Secretaria de Cultura e Economia Criativa