04/03/2022 às 19:35, atualizado em 04/03/2022 às 19:36

Operação DF Livre de Carcaças retira 93 veículos de Ceilândia

Marca foi alcançada com mais 12 veículos recolhidos, nesta sexta-feira (4), na região

Por Agência Brasília* | Edição: Saulo Moreno

[Olho texto=”“A ação de hoje foi um sucesso. Conseguimos recolher todas as carcaças previstas e vamos continuar trabalhando para elevar ainda mais a qualidade de vida da população das regiões administrativas do DF”, destacou o coordenador dos conselhos de Segurança na SSP/DF, Marcelo Batista” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

Os moradores de Ceilândia foram beneficiados, nesta sexta-feira (4), com mais uma Operação DF Livre de Carcaças, da Secretaria de Segurança do Distrito Federal (SSP/DF). Hoje, pela quinta vez na região, a pasta retirou mais 12 veículos abandonados, alcançando a marca de 93 carcaças recolhidas desde o início do projeto, em 2020.

“A ação de hoje foi um sucesso. Conseguimos recolher todas as carcaças previstas e vamos continuar trabalhando para elevar ainda mais a qualidade de vida da população das regiões administrativas do DF”, destacou o coordenador dos conselhos de Segurança na SSP/DF, Marcelo Batista.

Com a ação, a SSP/DF garante mais segurança e evita a proliferação de doenças pelo mosquito Aedes aegypti, que é transmissor da dengue, zika e chikungunya. A operação é feita em conjunto com as secretarias de Cidades, Executiva de Políticas Públicas e DF Legal, Detran-DF, Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), Diretoria de Vigilância Ambiental (Dival), da Secretaria de Saúde, Novacap e Departamento de Estradas de Rodagem (DER).

As carcaças recolhidas pela operação são levadas para o depósito do DER e, no local de onde são retiradas, os agentes fazem trabalho educativo com a comunidade | Fotos: Divulgação / SSP-DF

Os carros recolhidos foram levados para o depósito do 3º Distrito Rodoviário, do DER-DF, onde os agentes de Vigilância Ambiental aplicam soluções na água parada e fazem o controle vetorial. Além da retirada dos materiais, sempre é feito um trabalho educativo com moradores e donos de estabelecimentos que deixam as carcaças estacionadas em locais indevidos.

Dois anos de Operação

Em dois anos de operação, comemorados em fevereiro deste ano, a ação chegou ao total de 803 veículos abandonados retirados em 23 regiões administrativas do DF, ou seja, pelo menos uma carcaça recolhida por dia nas ruas do DF, no período.

“Nesses dois anos de ações da DF Livre de Carcaças, observamos vários aspectos positivos como a organização das RAs, a remoção de resíduos que são acumuladores de água no interior dos veículos, o reflexo direto na sensação de segurança da população e o combate à Dengue,” acrescentou Batista.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

A operação está alinhada às ações do Governo do Distrito Federal (GDF) para redução e controle dos casos de dengue e demais arboviroses, por meio da Sala Distrital Permanente de Coordenação e Controle das Ações de Enfrentamento às Doenças Transmitidas pelo Aedes (SDCC). “O grande êxito da operação é a integração dos órgãos e agências governamentais no avanço do combate à dengue. A ação é conjunta também com a população, que nos ajuda com a localização das carcaças. Com isso todos colaboram com a limpeza das cidades e preservação do meio ambiente. A SSP está de parabéns”, destaca a Secretária Executiva de Acompanhamento e Monitoramento de Políticas Públicas, Meire Mota, que é participante da Sala Distrital de Combate a Dengue.

A identificação do material a ser recolhido é feita pelos conselhos comunitários de Segurança (Consegs), pela população e pelas administrações regionais. Para contribuir com a identificação desses materiais, basta enviar um e-mail para conseg@ssp.df.gov.br, com informações que facilitem a localização dos carros abandonados.

*Com informações da SSP-DF