07/03/2022 às 12:17

Há vagas na Escola Bilíngue Libras de Taguatinga

Unidade oferece ensino especial com linguagem de sinais para estudantes surdos

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

[Olho texto=”“É demais ver a pessoa chegar aqui com nível básico de linguagem e sair desenvolvendo Libras em casa, interagindo com os colegas no pátio e ensinando para outras pessoas” ” assinatura=” – Clissineide Caixeta, diretora da Escola Bilíngue de Taguatinga” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Na rede pública de ensino, as asas do conhecimento tomam forma e fazem com que os estudantes surdos possam voar por vários caminhos na Escola Bilíngue Libras e Português Escrito de Taguatinga. Lá, todas as aulas são ministradas diretamente na Língua Brasileira de Sinais (Libras), sem a necessidade de um intérprete para que a informação chegue até o aluno.

A unidade atende todas as etapas de ensino, da educação infantil até a Educação de Jovens e Adultos (EJA). A boa notícia é que ainda há vagas para estudantes que queiram se matricular para o ano letivo de 2022. Basta entrar em contato com o telefone 3901-6741.

Jamile de Sousa: “Eu me encontrei nessa escola” | Foto: André Amendoeira/SEE

A possibilidade de estar em uma unidade bilíngue em Libras trouxe essa sensação de liberdade e abriu os horizontes para Jamile de Sousa, aluna do oitavo ano do ensino fundamental que foi para a Escola Bilíngue de Taguatinga em 2017. “Eu me encontrei nessa escola”, conta. “Eu achei uma maravilha porque consegui me comunicar melhor, tenho mais amigos, me sinto menos sozinha. Consigo entender melhor a matéria e explico a minha dúvida diretamente para o professor.”

Jamile estava toda produzida para um dia comum de aula, tranças no cabelo, delineador nos olhos, unhas decoradas e muita alegria. A diretora da escola, Clissineide Caixeta, diz perceber na expressão de Jamile o reflexo da felicidade que ela e vários outros estudantes sentem ao longo da jornada do conhecimento com o processo de crescimento intelectual e social proporcionado pela metodologia bilíngue.

“É fantástico você ver a evolução desses meninos”, afirma. “É demais ver a pessoa chegar aqui com nível básico de linguagem e sair desenvolvendo Libras em casa, interagindo com os colegas no pátio e ensinando para outras pessoas.”

Dia a dia

A escola de Taguatinga tem 111 estudantes matriculados e uma equipe de 69 pessoas para atender essa demanda especializada. A unidade funciona nos períodos diurno e noturno.

Todas as aulas são preparadas conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e alinhadas ao currículo em movimento da rede pública, mas sempre com as adaptações necessárias ao público de estudantes surdos. Além da educação básica, a unidade oferece um trabalho diferenciado com estimulação precoce para crianças surdas de até 3 anos e 11 meses de idade.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Troca de experiências

Os estudantes do primeiro ano do ensino médio Kauã de Sousa e Gabriel Vicente aproveitaram o fim da aula para conversar com os colegas e jogar uma partida de pingue-pongue. “Aqui é um espaço de amigos; a escola é grande, ampla e me sinto bem”, diz Kauã, que chegou à unidade em 2015.

Kauã adora esportes e desenho. Ele pretende fazer faculdade de educação física e seguir aprimorando a arte de desenhar. Já Gabriel deseja cursar uma faculdade que tenha relação com a língua inglesa. “Quero viajar e conhecer muitos lugares”, diz. “A Escola Bilíngue começou a me ajudar nesse início do processo do conhecimento. Tenho muito apoio”.

A diretora resume a emoção de trabalhar com a educação especial:  “É muito bom ver que você ajuda a desenvolver a aprendizagem dessas pessoas. Eu me sinto fazendo ainda mais a diferença, porque sei que é um número reduzido de profissionais que atua com esses alunos. Aqui é meu lugar”.

Nova escola

A rede pública vai inaugurar a Escola Bilíngue Libras e Português Escrito, que será instalada na 912 Sul. A licitação para reforma do espaço tem previsão de publicação no primeiro semestre deste ano. Após iniciada, a reforma vai durar seis meses.

A rede pública do DF atente um total de 20.843 estudantes com algum tipo de deficiência. Dentro desse cenário, 1.056 são deficientes auditivos. Consulte a lista de centros de educação especial.

 

*Com informações da Secretaria de Educação