07/03/2022 às 18:59

Vias rurais são recuperadas em São Sebastião

Trabalhos se concentram, agora, no Núcleo Rural Aguilhada e beneficiam cerca de 500 famílias

Por Rafael Secunho, da Agência Brasília | Edição: Rosualdo Rodrigues

Área rural de São Sebastião onde moram cerca de 500 famílias, o Núcleo Rural Aguilhada tem sofrido um bocado com as chuvas intensas. Fortes enxurradas e diversas erosões tornaram as estradas de terra da região um atoleiro. É lá onde o governo vem trabalhando há duas semanas para trazer mobilidade e conforto para a população.

Esta semana, o serviço de nivelamento das estradas não pavimentadas concentra esforços no Cachoeirinha, onde 4 km de pistas já foram renovados | Foto: Paulo H. Carvalho/ Agência Brasília

[Olho texto=”“Estamos começando pelas vias por onde os ônibus escolares e comuns passam, mas nossa meta é recuperar todos os trechos”, explica o administrador regional Alan Valim” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

Este ano, a Aguilhada recebeu ainda uma linha de ônibus da Sociedade de Transportes Coletivos de Brasília (TCB). O tráfego do coletivo, então, precisa fluir. A recuperação das vias não pavimentadas é executada por meio de parceria entre Secretaria de Agricultura (Seagri), Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF), Novacap e Polo Leste do programa GDF Presente, além da administração regional.

De acordo com o administrador de São Sebastião, Alan Valim, a cada seis meses são recuperados em torno de 100 km de estradas na área rural da cidade. “Conversamos sempre com a Seagri, o DER e o GDF Presente para planejar esse nivelamento das pistas. Estamos começando pelas vias por onde os ônibus escolares e comuns passam, mas nossa meta é recuperar todos os trechos”, explica.

Morador do Cachoeirinha, bairro da Aguilhada, o aposentado e produtor rural Wagner Costa, 59 anos, conta que a situação chegou a ficar tensa por ali. “Teve uma semana que ficamos ilhados. Os três acessos  estavam alagados, sem a menor condição de passar os carros”, lembra. “Agora, com as máquinas na pista, já melhorou 100%. Estamos mais aliviados”. A esposa de Wagner, Edilene Ferreira, 51, reforça: “O cascalho colocado na pista deixa ela mais segura para os carros passarem”.

Há sete anos morando na comunidade agrícola, Sebastião Neto, 43, complementa: “A nossa área rural é uma das maiores do Distrito Federal e a carência é grande. Teve governo que nem passava por aqui. Mas, agora, a gente vê que as máquinas estão trabalhando”.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

O nivelamento das estradas não pavimentadas já passou também pelo bairro 1o de Julho. Esta semana, os esforços se concentram no Cachoeirinha, onde 4 km de pistas já foram renovados. No serviço, estão a construção de bolsões para o escoamento da água e de “peitos de pombo” (quebra-molas feitos de terra), bem como a terraplanagem das pistas com o uso de cascalho. Já foram utilizados cerca de 100 caminhões de material reciclado da construção civil no nivelamento das vias do bairro.

“Estamos fazendo essa recuperação em vários pontos do DF. No Aguilhada, esse trabalho é fundamental para garantir também a passagem da produção rural e atender a duas escolas dali”, destaca o secretário-executivo da Agricultura, Luciano Mendes. Os alunos da localidade estudam na Escola Classe Aguilhada e no Centro de Ensino Fundamental (CEF) Nova Betânia.

Por mês, 100 km de vias rurais são recuperadas em São Sebastião