10/03/2022 às 17:18, atualizado em 10/03/2022 às 20:26

Chegou a vez de o Varjão receber o RENOVADF

Equipes do programa atuam na recuperação de dois espaços esportivos na Quadra 9; iniciativa já passa da marca de 400 equipamentos públicos restaurados no DF

Por Flávio Botelho, da Agência Brasília | Edição: Saulo Moreno

Um dos equipamentos que estão sendo cuidados por 21 alunos do quarto ciclo do RENOVADF no Varjão, o campo de futebol com grama sintética está recebendo novas telas nos alambrados, cortes nas partes que estavam soltas ou danificadas e soldas em novos pedaços, complementados com uma nova pintura | Fotos: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

[Olho texto=”“É algo inédito na história do DF, nunca se fez uma frente de trabalho com capacidade de recuperação tão rápida em números e com o aval das comunidades, que têm participado e acompanhado os trabalhos” – Thales Mendes, secretário do Trabalho” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Prosseguindo com o seu trabalho pelas regiões administrativas, o RENOVADF desembarcou no Varjão e vem mudando a cara de dois espaços públicos que estavam abandonados na cidade: a quadra poliesportiva de cimento e o campo de futebol com grama sintética da Quadra 9, que estão sendo cuidados por 21 alunos do quarto ciclo do programa, acompanhados por um instrutor.

O RENOVADF é um programa de qualificação profissional e social em que cada participante estuda quatro horas por dia, de segunda a sexta-feira, recebe uma bolsa mensal (R$ 1.100), vale-transporte e tem seguro contra acidentes pessoais.

No Varjão, os capacitandos trabalham na manutenção dos alambrados das duas estruturas, cortando partes que estavam soltas ou danificadas e soldando novos pedaços, complementados com uma nova pintura. Em um dos cantos do campo sintético, uma escada de concreto está começando a ser feita. Quando finalizada,  será mais um ponto de acesso.

O campo sintético também conta com um novo sistema de drenagem, como explica o instrutor do RENOVADF, Gioano Ferreira: “Aqui não tinha escoamento de água. Então, instalamos três canos de 100 milímetros de diâmetro para ajudar na drenagem e melhorar a condição do campo quando chover”.

Uma das muitas mulheres que estão se capacitando no RENOVADF, Ana Carolina está esperançosa com as portas que podem se abrir a partir da participação dela no programa

Uma das alunas em atuação na reforma dos equipamentos do Varjão é Ana Carolina Medeiros Alves, 27 anos. Moradora do Sol Nascente, ela descobriu o programa por indicação de uma amiga, que também o fez, e está esperançosa com as portas que podem se abrir. “Estou aprendendo muitas coisas, vou levar esse conhecimento e as práticas e espero que, lá pra frente, possa arrumar um emprego nessa área”, afirma.

Ana Carolina é uma das muitas mulheres que, por meio do RENOVADF, estão se capacitando profissionalmente. De acordo com dados da Secretaria do Trabalho (Setrab), o programa conta com 63% de participação feminina, entre estudantes já qualificados e ainda participando das aulas.

“É um programa essencial para a população do DF, o governo acertou em cheio”, ressalta o administrador regional do Varjão, Daniel Crepaldi, que avalia o impacto das reformas em andamento na Quadra 9: “Estamos fazendo um serviço completo nas duas quadras e esperamos que a comunidade volte a ocupá-las em breve com um melhor estado de conservação”.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Desde o início de suas atividades, o RENOVADF já atuou na recuperação de mais de 400 equipamentos públicos em diversas regiões administrativas do DF. Para este ano, o programa tem assegurado cerca de R$ 160 milhões em recursos.

“É algo inédito na história do DF, nunca se fez uma frente de trabalho com capacidade de recuperação tão rápida em números e com o aval das comunidades, que têm participado e acompanhado os trabalhos”, comemora o secretário do Trabalho, Thales Mendes.

Chegou a vez do Varjão receber o RENOVADF