11/03/2022 às 17:17, atualizado em 11/03/2022 às 17:39

GDF faz intervenção na Vila Kanegae após deslizamento

Vários órgãos do governo trabalham para normalizar vida dos moradores

Por Lúcio Flávio, da Agência Brasília | Edição: Rosualdo Rodrigues

Uma força-tarefa envolvendo vários órgãos do GDF, como Novacap, Defesa Civil, Detran e a Administração Regional de Riacho Fundo, trabalha na SPLM Conjunto 7A, Chácara 5, Vila Kanegae, no Riacho Fundo, após deslizamento de terra. A intervenção tem como medida amenizar os estragos e normalizar a vida das pessoas que moram na região. Cerca de dez homens da Novacap, caminhões e máquinas, como escavadeira e patrola, atuam no local.

Desde terça (8), máquinas e homens da Novacap estão no local trabalhando. A ideia é refazer a encosta com menos inclinação, evitando novos deslizamentos | Fotos: Lucio Bernardo Jr./Agência Brasília

“Foi só um susto, fez um barulhão danado, ficou só o prejuízo”, lamenta Marcos Antônio de Souza, dono da oficina mecânica atingida. “O governo está trabalhando no local, logo tudo volta ao normal”, diz ele, que mora há 15 anos no setor.

[Olho texto=”“Depois que as medidas recomendadas forem executadas, a Defesa Civil fará nova vistoria e, havendo condições seguras, os imóveis serão desinterditados”, comenta o tenente da Defesa Civil Walmir Oliveira” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

O muro de contenção fazia parte da oficina mecânica, localizada na parte elevada do terreno. Depois que a estrutura veio ao chão, os escombros se misturaram à terra e atingiram os carros. Após vistoria técnica realizada pela Defesa Civil, duas casas na região foram interditadas, além de parte da oficina mecânica.

“Depois que as medidas recomendadas forem executadas, a Defesa Civil fará nova vistoria e, havendo condições seguras, os imóveis serão desinterditados”, comenta o tenente da Defesa Civil Walmir Oliveira.

Desde terça-feira (8), máquinas e homens da Novacap estão no local executando os trabalhos. A ideia é refazer o talude, ou seja, a encosta que desbarrancou, com menos inclinação, evitando novos deslizamentos. “Talude é uma inclinação que dá mais segurança ao terreno”, explica o engenheiro-civil da Novacap, Lânio Trida Sene. “Ele estava com a inclinação muito íngreme, quase reto e vamos dar uma suavidade, tirando material com a escavadeira e o peso da encosta quando chove”, continua.

Marcos Antônio de Souza é dono da oficina mecânica atingida: “Foi só um susto, fez um barulhão danado, ficou só o prejuízo”, lamenta

Outras medidas tomadas pelo GDF para amenizar os estragos no local e garantir a segurança da comunidade foi a notificação, feita pela Defesa Civil, das famílias com relação ao trânsito e permanência na área. O Detran também prestou apoio necessário, sinalizando e isolando a área.

Ontem, quinta-feira (10), foram removidos 40 caminhões de terra e entulho que foram empurrados pelo deslizamento encosta abaixo. A ação permitiu que o acesso à oficina, interditado, fosse liberado, possibilitando que alguns veículos e equipamentos que estavam no pátio pudessem ser removidos. Na manhã desta sexta-feira (11), os dois carros atingidos pelo acidente foram retirados do local.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

“Ainda bem que as equipes do governo estão aqui, porque passa mais segurança para a gente, são medidas de proteção importantes que estão fazendo”, comenta o motoboy Mardônio Gonçalves, 35 anos, três deles morando na região. “É a primeira vez que acontece algo do tipo por aqui, o governo agiu rápido, não demorou muito a chegarem máquinas no local”, conta.

Para a administradora regional do Riacho Fundo, Ana Lúcia Melo, a intervenção promovida pelo GDF na Vila Kanegae tem a marca da gestão Ibaneis Rocha, com diversos órgãos trabalhando de forma integrada. “A segurança da população segue como prioridade do GDF em nossa cidade”, diz.

GDF faz intervenção na Vila Kanegae após deslizamento