12/03/2022 às 17:22, atualizado em 12/03/2022 às 22:21

Centro Pop promove encontro de inclusão

Evento, direcionado a cidadãos em situação de rua, reuniu dezenas de frequentadores da unidade

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

Gerson Pereira dos Santos, de 45 anos, mais conhecido como Baiano, está desempregado e sem moradia fixa. Porém, a volta ao mercado de trabalho se encontra mais próxima após ele ter concluído quatro cursos profissionalizantes pelo programa Renova-DF. Para entender melhor como traçar estratégias no momento de buscar uma oportunidade de emprego, ele participou do 1º Encontro sobre Inclusão Produtiva para Pessoas em Situação de Rua, nesta sexta-feira (11), no Centro Pop Brasília, no Plano Piloto.

“Trouxeram essas palestras para nos mostrar o que devemos fazer para voltar ao mercado de trabalho”, comenta o auxiliar de obras, que também é instalador elétrico e serralheiro certificado pelo programa. “A gente precisa muito dessas coisas, porque a única saída da nossa situação de rua e conseguindo uma vaga de emprego.”

Entre outros temas, encontro abordou empreendedorismo, mercado de trabalho, e Fábrica Social | Foto: Renato Raphael/Sedes

Gerson e mais 80 frequentadores do Centro Pop Brasília participaram das palestras promovidas na unidade, com explanações sobre empreendedorismo, mercado de trabalho, Fábrica Social, capacitação e agências do trabalhador, entre outros temas.

[Olho texto=”“Apenas a união de esforços é capaz de dar a autonomia, a dignidade e a cidadania que essas pessoas tanto buscam” ” assinatura=” – Mayara Noronha Rocha, secretária de Desenvolvimento Social” esquerda_direita_centro=”direita”]

“O objetivo principal é mostrar para essas pessoas possibilidades em relação à geração de renda”, explica a gerente do Centro Pop Brasília, Juliana Castro. “Muitas vezes, o cidadão acaba muito dependente de benefícios socioassistenciais, que é direito dele. Porém, é necessário que as pessoas alcancem o protagonismo das próprias vidas e superem essa situação. A melhor e mais digna saída é por meio do trabalho.”

Fruto de uma parceria entre as secretarias de Desenvolvimento Social (Sedes), Trabalho (Setrab) e Turismo (Setur), o encontro foi a primeira ação conjunta das pastas no sentido de incentivar o cidadão de situação de rua a expandir seu olhar em relação ao mercado de trabalho. Há previsão de outros eventos para os próximos meses.

“Após essas informações trazidas ao longo do dia, essas pessoas têm condições de saber como funcionam os programas do governo em relação à política de trabalho, emprego e renda; onde e como se inserirem, entre outros temas”, informa o secretário de Trabalho, Thales Mendes Ferreira. “Apenas a união de esforços é capaz de dar a autonomia, a dignidade e a cidadania que essas pessoas tanto buscam”, reforça a secretária de Desenvolvimento Social, Mayara Noronha Rocha.

Centro Pop

Existem duas unidades do Centro Pop no DF – Plano Piloto (903 Sul) e Taguatinga (QNF 24 A/E 02 Módulo A). Ambos funcionam diariamente das 7h às 19h. O centro é uma unidade pública de assistência social para atender pessoas em situação de rua. No local são oferecidos atendimentos individuais e coletivos, oficinas, atividades de convívio e socialização, além de ações que incentivam o protagonismo e a participação social.

Trata-se de um espaço de referência para o convívio social e o desenvolvimento de relações de solidariedade, afetividade e respeito. Não é um abrigo. Funciona como ponto de apoio para quem vive ou sobrevive nas ruas. A pessoa em situação de rua atendida nessa unidade pode usar o endereço do Centro Pop como referência quando precisar de um comprovante de residência.

No Centro Pop é possível acessar espaços para guarda de pertences, higiene pessoal, alimentação (café da manhã, almoço e lanche) e emissão de documentos. Também São fornecidas informações e orientações sobre os direitos e viabilizar o acesso a outros serviços, como benefícios socioassistenciais e programas.

*Com informações da Secretaria de Desenvolvimento Social