13/03/2022 às 10:47, atualizado em 21/03/2022 às 17:24

Edital dos novos uniformes será lançado até abril

Circular da Secretaria de Educação marca data de lançamento do processo de aquisição

Por Agência Brasília* I Edição: Débora Cronemberger

A Secretaria de Educação (SEE) estabeleceu 30 de abril como prazo máximo para lançamento do edital de aquisição do novo uniforme da rede pública de ensino. O processo está sendo feito de forma minuciosa, para que o edital contemple todas as orientações e normas dos órgãos de controle.

O novo modelo de uniforme da rede pública de ensino será obrigatório somente a partir do ano letivo de 2023 | Foto: Divulgação/Secretaria de Educação

O primeiro passo do processo foi interno, como manda a lei: uma comissão formada pelos coordenadores regionais de ensino aprovou o layout do novo uniforme, em tom azul-pantone. Este modelo será obrigatório somente a partir do ano letivo de 2023, embora a programação seja de distribuição gratuita a todos os alunos da rede com possibilidade de uso ainda neste ano.

O novo conjunto terá bermuda, calça, camisetas e casaco de frio. O modelo atual, em tom branco, ainda será aceito até o fim deste ano letivo.

Nos anos anteriores, o uniforme completo só era fornecido a beneficiários de programas sociais e para famílias de baixa renda. Os demais alunos, considerados maioria, pagavam cerca de R$ 25 por peça.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

De acordo com a diretora de Assistência à Saúde e Apoio às Políticas Educacionais Complementares da SEE, Celhia Ribeiro, o uso do uniforme é essencial. “Além de facilitar a identificação dos alunos, o uniforme ajuda a diminuir o índice de criminalidade e aumenta a segurança dentro e fora da escola”, afirma.

A secretaria chama atenção sobre alguns itens que identificam a importância do uso dos uniformes. O primeiro é que a vestimenta específica propicia a segurança do aluno, já que os identifica prontamente tanto dentro quanto fora do ambiente escolar. Em segundo lugar, aponta a pasta, os uniformes escolares mantêm os alunos focados em sua educação, não em suas roupas. Outro fator a considerar, orienta a SEE, é que uniformes escolares criam condições equitativas entre os alunos, reduzindo a pressão dos colegas e o risco de bullying.

*Com informações da Secretaria de Educação