15/03/2022 às 14:46, atualizado em 15/03/2022 às 15:24

Aumento para forças de segurança e plano de saúde para a Polícia Civil

Em cerimônia no Palácio do Buriti, governo anuncia inclusão dos policiais civis no GDF Saúde e proposta de reajuste de 10% para as categorias, que segue para a esfera federal

Por Flávio Botelho, da Agência Brasília I Edição: Débora Cronemberger

[Olho texto=”“Temos as melhores forças de segurança do Brasil, e essas duas reivindicações foram tratadas com carinho, e construímos isso ao longo de um bom período com o apoio de todos”, disse o governador Ibaneis Rocha” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

Uma manhã de comemoração para as forças de segurança nesta terça-feira (15). Em solenidade no Palácio do Buriti, o Governo do Distrito Federal (GDF) anunciou a proposta de reajuste de 10% para as forças de segurança – compostas pelas polícias Militar (PMDF) e Civil (PCDF) e pelo Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF) – e a inclusão dos policiais civis no plano de saúde do funcionalismo público, o GDF Saúde.

“Temos as melhores forças de segurança do Brasil, e essas duas reivindicações foram tratadas com carinho, e construímos isso ao longo de um bom período com o apoio de todos”, destacou o governador Ibaneis Rocha. “Agradeço a confiança, e temos uma coisa a comemorar neste momento: a união das forças de segurança; isso nos deu um ambiente de paz para trabalhar.”

“A questão orçamentária foi equacionada, o reajuste que está sendo proposto cabe no nosso orçamento, foi um trabalho feito com responsabilidade”, frisou Ibaneis, em evento no Palácio do Buriti | Foto: Renato Alves/Agência Brasília

A proposta de reajuste será entregue nesta terça-feira à tarde ao ministro da Justiça, Anderson Torres, que virá ao gabinete do governador para receber o documento e apresentar ao presidente Jair Bolsonaro.

“Vamos buscar todo o apoio que for necessário. Não vou dar a data de hoje como missão cumprida, vou trabalhar junto com vocês para que a gente alcance essa vitória. A questão orçamentária foi equacionada, o reajuste que está sendo proposto cabe no nosso orçamento, foi um trabalho feito com responsabilidade”, frisou o governador Ibaneis.

O deputado federal Luis Miranda reforçou a importância do trabalho em conjunto feito entre o GDF e a bancada federal na Câmara dos Deputados: “É um momento muito especial para as forças de segurança. Os agentes das forças de segurança vão ter mais dignidade, e esse reconhecimento é muito importante. Sabemos que as outras carreiras do funcionalismo vão ser beneficiadas com a terceira parcela, e quero parabenizar o governador pela coragem e sensatez, demonstrando seriedade e compromisso com os servidores públicos”.

“Hoje é um dia de cumprimento do compromisso de valorização e investimento nas forças de segurança”, afirmou o secretário Júlio Danilo | Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

O secretário de Segurança Pública, Júlio Danilo, comemorou o anúncio dos benefícios. “Hoje é um dia de cumprimento do compromisso de valorização e investimento nas forças de segurança, que se empenham diariamente no enfrentamento à criminalidade e na defesa social da população DF, garantindo segurança e salvando vidas. Agradeço ao governador Ibaneis pela sensibilidade em entender o momento e sempre valorizar os operadores da segurança pública”, frisou.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

O presidente do Instituto de Assistência à Saúde do Servidor do DF (Inas), Ney Ferraz Júnior, celebrou o reconhecimento do GDF Saúde como um dos maiores planos de assistência à saúde do Brasil: “A saúde é direito de todos e dever do Estado. Estamos ampliando os nossos horizontes e salvando vidas. Muitos duvidaram que o GDF Saúde se sustentasse, e hoje todos, sem exceção, reconhecem seu valor e a sua importância”.

O presidente da Câmara Legislativa, deputado distrital Rafael Prudente, foi outro parlamentar que salientou o esforço coletivo em prol das forças de segurança do DF. “Tivemos uma série de lutas para o ingresso de novos policiais militares, policiais civis e bombeiros. Foi um longo caminho até aqui, e temos que agradecer a todo esse time: seja Câmara Federal, Câmara Distrital, que permitiu, mesmo no período de pandemia, e agora de guerra, com a inflação alta e seus reflexos, apesar de tudo fizemos e cumprimos nossa missão”, finalizou.

Aumento para forças de segurança e plano de saúde para a Polícia Civil