17/03/2022 às 08:26, atualizado em 17/03/2022 às 08:28

Dia Mundial da Água será celebrado com passeio ciclístico 

Dentro das atividades promovidas durante o Mês da Água, também está programada uma gincana virtual com escolas do DF 

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

[Olho texto=”Haverá plantio de mudas de árvore pelos ciclistas participantes” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

Em comemoração ao Dia Mundial da Água, a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) promove, no próximo sábado (19), um passeio ciclístico pela Floresta Nacional de Brasília (Flona). A iniciativa é uma parceria com a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do DF (Adasa), a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a Caesb Esportiva e Social (Caeso) e associações de ciclistas. O evento será às 9h.

No local, será feito o plantio de 150 mudas de árvores típicas do cerrado. Cada ciclista ganhará uma placa indicativa da espécie com seu nome registrado. Dessa maneira, a pessoa se tornará responsável pela planta durante seu crescimento, regando a muda e acompanhando a manutenção do plantio sempre que for pedalar.

A ação tem como objetivo despertar para a necessidade de preservação da vegetação à margem dos rios que abastecem os brasilienses, de forma que a população continue recebendo em casa uma água de boa qualidade.

Criada em 1999, a Flona protege uma área de cerrado de 9 mil hectares e é uma das unidades de conservação responsáveis pela sobrevivência das nascentes que irrigam o maior reservatório da região, o do Descoberto, que abastece quase 60% da água consumida no DF. A floresta fica em Taguatinga Norte, com acesso pela BR- 070.

Os ciclistas poderão percorrer uma das trilhas mais conhecidas dos frequentadores do parque, a Pequi. O trajeto de 9 km – saindo do teatro em direção ao mirante – é destinado aos iniciantes. O percurso tem duas horas de duração, e o público estimado é de 200 pessoas.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Gincana da Água

Dentro das atividades em comemoração ao Dia Mundial da Água, a Caesb entrou como apoiadora da Gincana da Água, organizada pela Adasa com a participação de 30 escolas das redes pública e privada do DF. Voltada ao público estudantil, das séries finais do nível fundamental, a ação tem como objetivo formar as novas gerações dentro de uma consciência ambiental que enxergue a água como um elemento vital para todos os organismos.

Em formato virtual, a gincana vai vigorar durante todo este mês, com resultado a ser divulgado no dia 28. O foco é a corresponsabilidade pela preservação dos sistemas, com atividades pedagógicas socioambientais que sensibilizam a população para o uso racional e consciente da água.

Passeio ciclístico: Dia Mundial da Água 

– Data: sábado (19), a partir das 9h, na Floresta Nacional de Brasília – Taguatinga Norte, entrada pela BR-070.

–  Inscrições: gratuitas, no local.

 

*Com informações da Caesb