17/03/2022 às 19:16

Evento por mais acessibilidade marca comemorações do Dia do Ouvidor

Ouvidoria-Geral do DF e Secretaria da Pessoa com Deficiência firmam acordo para implementar ações na Rede de Ouvidorias

Por Agência Brasília* | Edição: Saulo Moreno

[Olho texto=”“O Governo do Distrito Federal tem buscado olhar para a Agenda 2030 e para os objetivos de Desenvolvimento Sustentável como norteadores de suas políticas” – Cecília Fonseca, ouvidora-geral do DF” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

A Controladoria-Geral do DF (CGDF) promove nesta sexta-feira (18) o encontro O Papel do Ouvidor na Defesa dos Direitos Humanos, evento para celebrar o Dia do Ouvidor, comemorado na última quarta-feira (16). Na ocasião, será firmado acordo com a Secretaria Extraordinária da Pessoa com Deficiência. Este ano, a Ouvidoria-Geral do DF, unidade da CGDF, será o instrumento de acessibilidade aos canais de atendimento ao cidadão.

O termo é um acordo entre órgãos para implementar algumas ações voltadas para a Rede de Ouvidorias do GDF, como: a conscientização sobre acessibilidade junto aos ouvidores da rede; a avaliação da acessibilidade arquitetônica física nas ouvidorias do Governo do DF; a inclusão da categoria Ouvidoria Acessível no prêmio de boas práticas de ouvidorias; a promoção de cursos e materiais sobre acessibilidade e a adequação do Sistema OUV-DF e do Painel de Ouvidoria, garantindo o acesso aos sites e sistemas da rede, entre outras ações.

“O Governo do Distrito Federal tem buscado olhar para a Agenda 2030 e para os objetivos de Desenvolvimento Sustentável como norteadores de suas políticas”, explica a ouvidora-geral do DF, Cecília Fonseca. O evento, que será realizado no auditório do Museu Histórico do Corpo de Bombeiros do DF, será também transmitido pelo Youtube/TV Controladoria DF.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

No encontro também haverá um bate-papo com a presença de representantes do Escritório de Assuntos Internacionais do GDF, da Secretaria Extraordinária da Pessoa com Deficiência e da Ouvidoria do Ministério Público do DF e Territórios sobre o tema do evento “O papel da ouvidoria na defesa dos direitos humanos”. Ao final também haverá apresentação das iniciativas premiadas no 6° Concurso de Melhores Práticas em Ouvidoria Pública.

*Com informações da Controladoria-Geral do DF