18/03/2022 às 10:11

Candidatos a brigadista florestal são convocados para teste físico

Brasília Ambiental divulga lista de convocação com os primeiros 104 inscritos, que vão fazer a avaliação em 21 de março

Por Agência Brasília* | Edição: Claudio Fernandes

[Olho texto=”Os 52 concorrentes com melhor desempenho no TAF serão selecionados para a formação, que será conduzida pelo PrevFogo (Ibama) do dia 28 deste mês a 8 de abril” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

O Instituto Brasília Ambiental, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente (Sema), divulga a lista de convocação para o Teste de Aptidão Física (TAF) dos candidatos ao curso de Formação de Brigadista de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais. Os primeiros 104 inscritos vão fazer a avaliação na segunda-feira (21), e os 52 concorrentes com melhor desempenho serão selecionados para a formação, conduzida pelo PrevFogo (Ibama) do dia 28 deste mês a 8 de abril.

Confira aqui a lista dos convocados para o TAF.

A avaliação física será atrás da sede do Ibama, localizada na L4 Norte – SCEN Trecho 2. Para os inscritos da 1ª à 52ª posição, o teste ocorrerá das 9h às 12h, enquanto os candidatos situados entre as posições 53ª e 104ª serão avaliados no turno vespertino, das 14h às 17h. É obrigatória a apresentação de documento oficial com foto e atestado médico, de acordo com a definição do edital.

A formação visa promover a capacitação dos candidatos nas atividades de prevenção e combate aos incêndios florestais | Foto: Divulgação/Brasília Ambiental

O TAF consistirá em uma caminhada de 2,4 mil metros carregando uma bomba costal com água, que pesa cerca de 24 kg. O tempo máximo permitido é de 25 minutos para homens e 30 minutos para mulheres. Não será permitido correr durante o trajeto, sob pena de eliminação. O objetivo é verificar a resistência muscular e aeróbica e a capacidade cardiorrespiratória dos candidatos.

Seleção

O cadastro para o curso foi feito nos dias 15 e 16 deste mês e resultou em 1.550 inscritos. Os candidatos aprovados no TAF da 1ª à 26ª posição farão parte da primeira turma, com aulas do dia 28 a 1º de abril. Já os que ocuparem da 27ª à 52ª colocação vão integrar a segunda turma, com formação de 4 a 8 de abril. O curso será presencial e terá duração de 40 horas, com aulas teóricas e práticas.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

A lista dos aprovados tem data de divulgação prevista para o dia 24 deste mês, também no site do Brasília Ambiental. Não haverá cadastro reserva, mas, em situação de desistência de candidato aprovado, antes do início das aulas, o próximo em classificação será chamado.

A formação visa promover a capacitação dos candidatos nas atividades de prevenção e combate aos incêndios florestais, no âmbito do Distrito Federal, de acordo com o Decreto 37.549/2016, que promulga o Plano de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais (Ppcif), e com o Decreto nº 43.057, que declarou estado de emergência ambiental no DF em março deste ano.

*Com informações do Instituto Brasília Ambiental