Foi publicada, no Diário Oficial do Distrito Federal de quinta-feira (17), resolução da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) que institui o cadastro de agentes perfuradores de poços tubulares e manuais no DF.

A implementação da ferramenta identificará empresas com cadastro positivo na Adasa, ou seja, que estão em condição regular e aptas a prestarem os serviços de perfuração. A novidade contribuirá com a coibição do uso irregular das águas subterrâneas no DF, já que o cidadão que pretende contratar a mão de obra deverá checar a situação cadastral do fornecedor.
Leia também
Segundo o superintendente de Recursos Hídricos da Adasa, Gustavo Carneiro, o instrumento tornará mais eficaz o acompanhamento de intervenções em águas subterrâneas, cujos processos de perfuração exigem outorga prévia da agência. “A atuação junto às empresas e a continuação das ações de fiscalização em campo realizadas pela agência trarão maior controle à atividade de gestão da água no DF”, destacou.
*Com informações da Adasa