18/03/2022 às 20:10

População do DVO, em Planaltina, ganha ponte nova

Equipamento vai beneficiar cerca de 200 famílias e mais de 100 estudantes da região. Na execução do serviço foram investidos cerca de R$ 8 mil

Por Agência Brasília* | Edição: Rosualdo Rodrigues

A população do Departamento de Vias e Obras (DVO), nas proximidades da BR-020, em Planaltina, já pode usufruir de uma ponte de nove metros de comprimento por dois metros de largura, construída pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER/DF).

A nova ponte foi construída a partir do reaproveitamento de nove metros de uma passarela que estava com a estrutura desgastada e foi substituída | Foto: Divulgação/DER-DF

A obra, realizada por meio de administração direta, com recursos e maquinários do próprio órgão, vai beneficiar cerca de 200 famílias que residem no local e, principalmente, alunos do Colégio Brochado da Rocha, que possui 120 estudantes matriculados, moradores das redondezas. O investimento no serviço foi de aproximadamente R$ 8 mil.

[Olho texto=”“O reaproveitamento de materiais tem o intuito de, além de proporcionar melhorias viárias para a população, preservar o meio ambiente” — Fauzi Nacfur Júnior, diretor-geral do DER-DF” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

Sustentabilidade e mobilidade

A equipe envolvida no trabalho realizou a perfuração de quatro buracos, onde foram fixados os pilares de sustentação e instalação da passagem que, posteriormente, foi pintada. O serviço foi executado a partir do reaproveitamento de nove metros de uma passarela que estava com a estrutura desgastada e foi substituída.

“Ficamos satisfeitos por reaproveitar uma estrutura para tornar mais seguro o deslocamento da população desta área, principalmente dos alunos, que antes desta obra tinham dificuldade para chegar à escola”, afirmou o encarregado de obras de arte especiais do 1º Distrito Rodoviário, Joaquim Rodrigues.

No trecho também foram implantados 130 metros de passagem asfaltada para os pedestres. Nessa etapa do serviço houve o aproveitamento de material fresado, que são fragmentos de asfalto desgastados e substituídos por nova pavimentação.

Depois que o asfalto deteriorado é cortado, passa por um estágio de processamento no maquinário que o transforma em uma espécie de farelo. Isso permite a reutilização do material.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

“Nas obras realizadas pelo DER, consideramos a importância da sustentabilidade e da mobilidade. E o reaproveitamento de materiais tem o intuito de, além de proporcionar melhorias viárias para a população, preservar o meio ambiente”, declarou o diretor-geral do órgão, Fauzi Nacfur Júnior.

Em junho do ano passado foi concluída a pavimentação de 1 km no acesso entre o DVO e a BR-020. Nesta obra foram realizadas as fases de terraplenagem, base e a sub-base e a implantação da capa asfáltica. Também foram implantados 100 metros de meio-fio, além de 40 metros de canaletas de concreto e, por fim, a sinalização horizontal e vertical.

*Com informações do DER-DF