20/03/2022 às 10:50, atualizado em 20/03/2022 às 11:31

Iniciada primeira reforma do parquinho Burle Marx, no Parque da Cidade

Estrutura, localizada próxima ao Estacionamento 4, já começa a receber nova pintura e também vai ganhar novos brinquedos e areia limpa para as crianças

Por Flávio Botelho, da Agência Brasília | Edição: Renata Lu

O parquinho Burle Marx, localizado atrás do bosque de pinheiros e das churrasqueiras próximas ao Estacionamento 4 do Parque da Cidade Sarah Kubitschek, começou a receber os primeiros trabalhos de reforma e manutenção desde sua inauguração. Além do parquinho, a área em volta da estrutura, como as churrasqueiras e as árvores, também é alvo dos serviços.

Uma nova pintura está sendo feita na estrutura de concreto do parque | Foto: Geovana Albuquerque/Agência Brasília

A estrutura de concreto, que lembra um forte medieval e foi erguida para o lazer de crianças e adolescentes, começou a receber uma nova pintura. Em seu interior, os brinquedos danificados serão substituídos e a grama que cresceu no chão será retirada e substituída por areia.

[Olho texto=”Os trabalhos estão sendo realizados por funcionários da equipe de manutenção do Parque da Cidade, formada por reeducandos do Programa Mãos Dadas, e também operários da Novacap” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

Do lado de fora, uma máquina do tipo bobcat trabalha revirando e nivelando o extenso campo de areia. Esta etapa sucede a limpeza que foi feita no local anteriormente, quando foi retirada a terra e as gramíneas que se acumulavam por cima da areia. Em outro ponto, funcionários faziam a poda de árvores para melhorar a visão dos usuários do ponto de encontro comunitário (PEC).

Nilton e Bartina Sacenco, 75 e 71 anos, moram no Sudoeste e costumam frequentar a região próxima ao parquinho Burle Marx, principalmente a área das churrasqueiras. O casal de aposentados gostou dos serviços que estão sendo feitos. “Precisa mesmo de uma manutenção constante, pois é de uma valia enorme para a população. O parque tem um potencial imenso, e é preciso conscientizar as pessoas a preservarem”, avaliam.

O administrador do Parque da Cidade, Silvestre Rodrigues, enfatiza a união de esforços que fez possível a restauração da estrutura. “Por determinação do governador Ibaneis, o pessoal da Novacap [Companhia Urbanizadora da Nova Capital] está auxiliando os nossos colaboradores”, destaca.

Os trabalhos estão sendo realizados por funcionários da equipe de manutenção do Parque da Cidade, formada por reeducandos do Programa Mãos Dadas, e também operários da Novacap. Para auxiliar na continuidade dos reparos, uma emenda parlamentar de R$ 100 mil do deputado distrital Rodrigo Delmasso também será empenhada.

O casal de aposentados Nilton e Bartina Sacenco costuma frequentar a região próxima ao parquinho Burle Marx e gostou dos serviços que estão sendo feitos | Foto: Geovana Albuquerque/Agência Brasília

Investimento para todo o parque

Além da área do parquinho, o Governo do Distrito Federal (GDF) está com outras duas amplas frentes de trabalho no Parque da Cidade: as reformas das 27 quadras esportivas e da Piscina com Ondas. Somados, os serviços só são possíveis graças a um investimento de aproximadamente R$ 28 milhões do governo.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

“No Parque da Cidade, o esporte é muito mais que lazer. Quanto mais as pessoas procurarem estar ao ar livre, fazer uma atividade física, mais vai melhorar a qualidade de vida e contribuir para combater esse mal que é a pandemia. A nossa missão é tornar o parque mais acessível e agradável para a prática de atividade física”, ressalta a secretária de Esporte e Lazer, Giselle Ferreira.

Iniciada primeira reforma do parquinho Burle Marx, no Parque da Cidade