20/03/2022 às 18:16, atualizado em 20/03/2022 às 18:39

Inscrições abertas nesta segunda (21) para os Jogos Escolares do DF

As unidades de ensino terão até o dia 1º de abril para registrar as equipes nas modalidades coletivas

Por Agência Brasília* | Edição: Renata Lu

Novamente autorizados em competições presenciais após dois anos de pandemia, os Jogos Escolares do Distrito Federal (JEDF) estão com inscrições abertas desta segunda-feira (21) até o dia 1º de abril. Nesse período, poderão ser feitas inscrições apenas para as modalidades de esportes coletivos. As modalidades individuais terão um calendário específico a ser anunciado.

Podem participar estudantes dos ensinos fundamental e médio da rede pública e privada | Fotos: Vladimir Luz/SEEDF

As escolas que enviarem o Termo de Adesão na etapa regional (modalidades coletivas) estarão isentas de enviar na etapa Distrital, seja para modalidades coletivas ou individuais.

[Olho texto=”As competições da etapa regional, modalidades coletivas, vão ocorrer nos meses de abril e maio. A fase distrital, com as modalidades coletivas e individuais, categoria 15 a 17 anos, será em junho, e a categoria 12 a 14 anos, também da etapa distrital, de junho a agosto” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

Acesse o link para ver as datas e os formulários para as inscrições.

A etapa é a fase inicial, disputada pelas escolas públicas e particulares que pertencem a cada uma das 14 coordenações regionais de ensino. Os primeiros colocados, em cada categoria e modalidade, avançam para as competições distritais. Os vencedores dessa etapa serão os representantes nas disputas nacionais.

Os jogos serão disputados em duas categorias, de estudantes atletas na faixa etária de 12 a 14 anos (nascidos em 2008, 2009 e 2010) e a dos alunos atletas na faixa etária de 15 a 17 anos (nascidos em 2005, 2006 e 2007). As modalidades de ginástica artística e ginástica rítmica seguem regulamento próprio, sendo divididas nas idades de 11 e 12 (nascidos em 2010 e 2011) e de 13 a 15 (nascidos em 2007, 2008 e 2009).

As competições da etapa regional, modalidades coletivas, categorias 12 a 14 anos e 15 a 17 anos, serão realizadas nos meses de abril e maio. Já a fase distrital, com modalidades coletivas e individuais, categoria 15 a 17 anos, ocorre em junho. E a categoria 12 a 14 anos, também da etapa distrital, será de junho a agosto.

Os alunos devem estar matriculados até 30 de abril do ano letivo e frequentando regularmente a escola

Ferramenta pedagógica

Integrar e socializar os estudantes são os objetivos dos jogos. O gerente de Desportos da Secretaria de Educação, Marcelo Ottoline, ressalta a importância do esporte na educação. “É uma fundamental e imprescindível ferramenta pedagógica na formação dos jovens da capital do país. Permite vivenciar os extremos das emoções e incorporar valores que proporcionam o convívio harmonioso em sociedade, com soluções de conflito sem o uso de violência”, observa Marcelo.

Ele lembra também que os alunos que se destacam têm a oportunidade de participar de competições nacionais, conhecendo outros estados e suas culturas. “Acredito que as oportunidades vão além. Eles têm grandes chances de adquirir até mesmo uma bolsa universitária. Sem contar a possibilidade de reforço na renda familiar, com o benefício dos programas Bolsa Atleta, federal e/ou distrital. Certo mesmo é que, com a participação nessa ação, nossos jovens se tornarão melhores cidadãos”, completa o gerente.

Modalidades

Os estudantes atletas podem competir nos seguintes esportes:

[Olho texto=”“Os Jogos Escolares são uma fundamental e imprescindível ferramenta pedagógica na formação dos jovens da capital do país. Permitem vivenciar os extremos das emoções e incorporar valores que proporcionam o convívio harmonioso em sociedade, com soluções de conflito sem o uso de violência” – Marcelo Ottoline, gerente de Desportos da Secretaria de Educação” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

Coletivos

Basquetebol
Futsal
Handebol
Voleibol

Individuais

Atletismo
Atletismo adaptado
Badminton
Ciclismo
Ginástica rítmica
Ginástica artística
Judô
Karatê
Luta olímpica/Wrestling
Taekwondo
Natação
Tênis de mesa
Voleibol de praia
Xadrez

Documentação

Além de estarem matriculados até 30 de abril do ano letivo e frequentando regularmente a unidade de ensino, os estudantes devem apresentar alguns documentos no ato da inscrição. Os mesmos devem ser apresentados pelos integrantes técnicos das equipes:

– Etapa regional: documento com foto e data de nascimento (Carteira de Identidade, estudantil, Carteira de Trabalho ou passaporte), expedidos por órgão competente, original ou cópia legível e autenticada

– Etapa distrital: Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho ou passaporte, expedidos por órgão competente, original ou cópia legível e autenticada. Não será aceita carteira de estudante.

Jogos Escolares

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Os Jogos Escolares do DF são realizados anualmente pelo Governo do Distrito Federal e fazem parte do calendário oficial de eventos do DF por meio da Lei nº 6.069.

*Com informações da Secretaria de Educação