21/03/2022 às 18:57

Paradas de ônibus do programa Adote um Abrigo são reformadas

Onze estruturas que ficam em Águas Claras, Taguatinga e Brazlândia começam a ser liberadas para os usuários do transporte coletivo

Por Agência Brasília* | Edição: Rosualdo Rodrigues

Começam a ser liberadas para os usuários do transporte público coletivo, revitalizadas e com acessibilidade, 11 paradas de ônibus que foram adotadas por uma empresa por meio do programa Adote um Abrigo, criado pela Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob). As estruturas ficam em Águas Claras, Taguatinga e Brazlândia. As reformas das paradas estão sendo concluídas nesta semana.

Após ganharem impermeabilização dos tetos, reforma das calçadas e piso tátil, as paradas adotadas estão adequadas às normas de acessibilidade e com pintura nova | Foto: Divulgação/Semob-DF

Os abrigos passaram por obras de impermeabilização dos tetos e reforma das calçadas. As estruturas receberam piso tátil e em uma delas foi construída a rampa de acesso. Agora, as paradas adotadas estão adequadas às normas de acessibilidade e com pintura nova.

A empresa Athaydes Imóveis Ltda, que adotou os abrigos, ficará responsável pela manutenção das estruturas durante 24 meses. A empresa tem o direito de colocar placa indicativa de cooperação e colocar sua logomarca na pintura.

[Olho texto=”“A reforma dos abrigos traz conforto e segurança para os usuários do transporte coletivo, favorecendo ainda a circulação das pessoas no momento de embarque ou desembarque dos ônibus” — Valter Casimiro, secretário de Transporte e Mobilidade” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

A diretora da empresa, Iraídes Pereira Santos, disse que o Adote um Abrigo cria uma relação em que todos ganham. “É uma ótima oportunidade de promovermos o nome da nossa empresa e proporcionarmos bem-estar para a comunidade, pois os usuários do transporte público passam a dispor de locais acolhedores nos pontos de ônibus e o custo-benefício da cooperação é vantajoso para a empresa parceira”, disse.

Para o secretário da Semob, Valter Casimiro, o programa é importante para manter as estruturas em bom estado e contribuir para a mobilidade urbana. “A reforma dos abrigos, com adequação às normas de acessibilidade e reforma das calçadas, traz conforto e segurança para os usuários do transporte coletivo, favorecendo ainda a circulação das pessoas no momento de embarque ou desembarque dos ônibus”, afirmou.

De acordo com termo de cooperação assinado com a Semob, a empresa ficou responsável por benfeitorias e manutenção em cinco abrigos anexos, localizados na QS 7 de Taguatinga, em frente à Universidade Católica de Brasília; outros cinco abrigos anexos que ficam na marginal da EPTG, em Águas Claras, ao lado da Unieuro Centro Universitário, e uma parada na Quadra 12 do Setor Norte, em Brazlândia.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

A cooperação da empresa Athaydes pode ser prorrogada por 24 meses, mediante celebração de termo aditivo com a Semob. O acompanhamento da execução e a fiscalização do cumprimento das normas cabe à Subsecretaria de Terminais (Suter), da Semob. Cabe, ainda, à Secretaria de Projetos Especiais (Sepe) esclarecer as dúvidas acerca da aplicação da legislação, podendo apontar e registrar inconformidades em caso de descumprimento legal.

O programa

O Adote um Abrigo, lançado em setembro de 2021, abrange as paradas de ônibus do transporte público coletivo, utilizadas para embarque e desembarque dos passageiros. São cerca de 2.700 paradas de coletivos com abrigos de concreto e 565 pontos com placas de sinalização disponíveis para adoção.

O programa de cooperação é destinado aos cidadãos, entidades ou empresas interessadas em construir, adequar, substituir ou assumir a manutenção de paradas de ônibus. Para aderir, a empresa ou cidadão deve manifestar interesse por meio de requerimento protocolado na Semob. Todas as informações estão disponíveis no site da secretaria.

*Com informações da Secretaria de Transporte e Mobilidade do DF