22/03/2022 às 19:20, atualizado em 22/03/2022 às 19:21

Bate-papo discute união e apoio para fortalecer mulheres

Evento promovido pela Escola de Governo encerrou comemorações do mês das mulheres e reuniu dezenas de servidoras

Por Agência Brasília* I Edição: Débora Cronemberger

[Olho texto=”“Estamos aqui para refletir, compartilhar e dividir as dificuldades. É uma forma de inspirar e de normalizar as dificuldades do dia a dia. Mulheres precisam de espaço e de apoio para conquistar mais” – Juliana Tolentino, diretora executiva da Egov” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

Para encerrar as comemorações do mês das mulheres, a Escola de Governo (Egov) promoveu um bate-papo descontraído na manhã desta terça-feira (22). Experiências pessoais e profissionais de mulheres inspiradoras foram utilizadas como pano de fundo para um debate de fortalecimento das causas femininas por meio da união e da solidariedade.

Com a presença da secretária de Desenvolvimento Social e primeira-dama do DF, Mayara Noronha Rocha, da secretária executiva de Valorização e Qualidade de Vida, Adriana Faria, da diretora executiva da Escola de Governo, Juliana Tolentino, e ainda da consultora de estilo e assessora de Inteligência Analítica do Banco do Brasil, Patrícia Craveiro Braga, o evento reuniu dezenas de servidoras e convidadas.

Egov realizou bate-papo, nesta terça-feira (22), sobre experiências pessoais e profissionais de mulheres | Fotos: Divulgação/Egov

“Precisamos começar por nós mesmas, unidas, sem preconceitos ou julgamentos”, afirmou Mayara Noronha Rocha. Ela e as outras três palestrantes falaram sobre o empoderamento feminino, as multitarefas sociais exigidas da mulher no desempenho de suas funções diárias, sucesso na vida e ainda expuseram situações de preconceito vivenciadas.

“Estamos aqui para refletir, compartilhar e dividir as dificuldades. É uma forma de inspirar e de normalizar as dificuldades do dia a dia. Mulheres precisam de espaço e de apoio para conquistar mais”, completou a mediadora do debate, Juliana Tolentino.

A secretária de Desenvolvimento Social e primeira-dama do DF, Mayara Noronha Rocha, destacou a importância da união entre as mulheres

Para a secretária executiva Adriana Faria, o bate-papo é importante pois expõe experiências que podem ajudar mulheres a tomar rumos diferentes em suas vidas. “Temos de enfrentar diariamente estereótipos. Mulheres não podem ser inteligentes, competentes e bonitas. Infelizmente, a sociedade sutilmente ignora a autoridade e o conhecimento de uma mulher”, lamentou. “São inúmeras as exigências sociais, há uma cobrança excessiva. O mesmo não ocorre com os homens. Por quê? Isso precisa mudar”, completou.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

A consultora Patrícia Braga afirmou que as mulheres estão sempre “correndo atrás” de espaços que são delas por direito e competência. “A gente, antes de tudo, precisa provar que sabe. Essa é a primeira barreira a enfrentar”, afirmou. Segundo ela, a personalidade e a habilidade em fazer várias coisas ao mesmo tempo precisam ser medidas. “Não pode ser um comportamento abusivo o fato de você dar conta de tudo. Precisam ficar atentas e frear, se necessário”, explicou.

Para Raquel Kolling, que participou do evento, a manhã exaltou “a importância da mulher no mundo atual”. “Nossa sociedade ainda é muito voltada ao masculino e precisamos buscar um equilíbrio. Outra coisa interessante foi o debate sobre a imagem e a moda para ajudar a mulher a se apresentar no dia a dia”, destacou.

*Com informações da Egov